Categories: Geral

CUT e sindicatos fazem ato em 24 capitais contra projeto de terceirização

Metalúrgicos, bancários, petroleiros, portuários e trabalhadores representados por sindicatos filiados a CUT, Conlutas, CTB, Nova Central e Intersindical prometem manifestações nesta quarta-feira, 15, em 24 capitais do País contra o projeto de lei que amplia e regulamenta a terceirização no Brasil.

Paralisações parciais devem ocorrer em quatro montadoras do ABC – Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen – a partir da entrada do primeiro turno, por volta de 6h30 e em fábricas de São José dos Campos e cidades do interior de São Paulo. Rodovias paulistas podem ser alvo de passeatas de trabalhadores urbanos e rurais, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Chamado de “Dia Nacional de Paralisação”, o protesto foi convocado pela CUT e tem adesão de movimentos populares e do campo. “A realidade da terceirização não é a da modernidade. Ao contrário, ela destrói as condições de trabalho”, disse Moisés Selerges, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Hoje, a terceirização visa a obtenção de lucros. Por isso, empresários querem terceirizar até a alma, como prevê o PL 4.330.”

Publicidade

MOTIVOS

As centrais e movimentos populares entendem que, com a aprovação do projeto de lei, o trabalhador contratado diretamente por uma empresa poderá ser demitido para que um terceirizado seja contratado, “com diminuição de salários, de direitos e aumento da jornada de trabalho”.

Já as entidades empresariais e defensores do projeto informam que haverá mais segurança jurídica para as empresas contratarem e maior proteção social aos terceirizados. O presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que o projeto “não traz benefícios nem para a economia brasileira nem para os trabalhadores”.

Publicidade

De acordo com o sindicalista, “ele garante única e exclusivamente tranquilidade jurídica porque o projeto impede ações na Justiça e muito mais lucros para os empresários”.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.