Depois de quatro anos de espera, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) respondeu positivamente ao pedido de municipalização do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina (ERS-244) em Venâncio Aires. O documento de autorização foi recebido nessa terça-feira, 15, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, e pelo prefeito Airton Artus. Com a municipalização, a Prefeitura assume a responsabilidade pela manutenção do principal acesso à cidade e, em contrapartida, poderá ir atrás de recursos para concretizar projetos como do caminhódromo e ciclovia no trajeto.
A municipalização do trajeto de aproximadamente quatro quilômetros, que inicia no trevo de acesso à cidade e termina próximo ao depósito da Alliance One (antiga Rio Grande Tabacalera), já havia sido solicitada aos governos Yeda Crusius e Tarso Genro. De acordo com Airton Artus, a municipalização era requerida especialmente pelas dificuldades que o Município enfrentava na área da segurança do trecho. “Com a área de domínio do Daer, não podíamos, por exemplo, realizar pintura da faixa ou roçadas sem a autorização do Estado. Durante muito tempo pedimos autorização para instalação de lombadas eletrônicas e nunca conseguimos. Com essa municipalização, esses problemas estão resolvidos”, explica o prefeito.
Outro motivo muito comemorado pelo Município é a possibilidade de cadastrar um projeto realizado ainda em 2008 pelo governo Almedo Dettenborn. Trata-se da construção de um caminhódromo e ciclovia ao longo do acesso. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 2 milhões e Airton Artus pretende encaminhá-lo ainda no último ano de seu mandato. “Esse é um sonho de toda a comunidade venâncio-airense que vamos buscar de forma incansável a partir de 2016. Revitalizar o nosso cartão-postal de acesso a cidade e proporcionar um espaço bonito e seguro para as caminhadas de fim de tarde e atividade física junto ao Parque do Chimarrão é um objetivo nosso”, destaca.
Publicidade
Com o crescimento da cidade para a região do acesso, especialmente nos loteamentos Eisermann e Parque do Chimarrão, aumentou também o fluxo de veículos na entrada e saída dos bairros pelo acesso. Enquanto a Administração Municipal trabalha rotas alternativas para o trânsito no local, a municipalização é uma boa notícia nesse fim de ano para garantir a manutenção do trecho e possibilidades de novos investimentos.
This website uses cookies.