Quem estiver pensando em se candidatar ao Financiamento Estudantil (Fies) para iniciar neste semestre, deve correr. Os números de vagas foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nessa terça-feira, 21. Para a Univates, foram liberadas 58 vagas das 548 solicitadas pela instituição ao MEC. A solicitação corresponde ao número máximo de vagas que a Univates pode requerer, segundo os critérios estabelecidos pelo MEC. O maior número foi destinado ao curso de Medicina, que recebeu 11 vagas.
“Nós solicitamos as vagas que a lei nos faculta requerer. Porém, a análise do que teremos direito obedece a critérios, avaliação e determinação do Ministério”, ressalta o pró-reitor Administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher. Entre os critérios do MEC estão as áreas prioritárias da saúde, engenharia e licenciaturas. “No ano passado, solicitamos 449 vagas para 2016A. Recebemos 206, menos da metade, das quais 201 foram preenchidas. O MEC, além de determinar quantas vagas cada curso da Instituição pode oferecer, classifica ou não os candidatos. Não temos qualquer ingerência sobre o processo. É possível, inclusive, que cursos tenham vagas e alunos inscritos ao financiamento e, por critérios financeiros, não classifiquem nenhum estudante ao subsídio”, comenta Moerschbaecher.
Para concorrer a uma das 58 vagas liberadas à Univates, os interessados devem se inscrever por meio do site do Fies. As inscrições estão previstas para acontecer de 24 a 29 de junho.
Publicidade
Conheça o procedimento:
Primeiro passo: inscrição das universidades no sistema
Cada universidade, ao se inscrever no Fies, pode solicitar o número de vagas que quer ofertar, dentro do que a lei permite. Neste semestre, o processo permitia à Univates a possibilidade de solicitar 548 vagas. Este é o único procedimento que depende da instituição de ensino, todos os demais obedecem à avaliação, classificação e determinação do MEC.
Publicidade
Por exemplo: para o curso de Engenharia de Controle e Automação, a Univates poderia solicitar para 2016B até sete vagas. A Univates fez a inscrição com o número máximo de bolsas para cada curso.
Segundo passo: avaliação do MEC e divulgação das vagas
O pedido das instituições de ensino é avaliado pelo MEC e, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério, é atendido integral ou parcialmente.
Publicidade
Por exemplo: apesar de solicitadas sete vagas para Engenharia de Controle e Automação, o MEC disponibilizou apenas quatro vagas. Ou seja, a lei faculta à Univates solicitar sete vagas mas não garante o atendimento delas.
Terceiro passo: interessados em obter o financiamento realizam a inscrição
Depois de divulgadas as vagas para cada instituição, o governo abre o período de inscrições do Fies, previsto para acontecer de 24 a 29 de junho. Podem se candidatar alunos veteranos, já matriculados; alunos com matrícula trancada; classificados no vestibular; estudantes que tenham nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não necessariamente tenham vínculo ou tenham participado de processo seletivo.
Publicidade
Por exemplo: todos os alunos ou candidatos ao processo seletivo de Engenharia de Controle e Automação da Univates podem solicitar Fies. Inclusive, estudantes ou egressos do Ensino Médio que tenham participado do Enem, sem ter vínculo algum com a Univates, podem se candidatar para uma vaga da Univates via Fies. A Univates é obrigada a reservar em seu edital o número de vagas contempladas pelo financiamento.
Quarto passo: MEC avalia candidatos e divulga pré-selecionados
O MEC, após avaliação, divulga os estudantes pré-selecionados, que devem em seguida finalizar a inscrição.
Publicidade
Por exemplo: apesar de ter quatro vagas aprovadas das sete solicitadas para o curso de Engenharia de Controle e Automação, o MEC pode avaliar que somente três candidatos atendem ao perfil necessário para ter o financiamento. Destes, alguns podem ser veteranos, outros, vestibulandos e outros estarem sem vínculo. Ou seja, apesar de aprovadas as vagas, elas não garantem que todos os estudantes terão acesso. No Brasil, apenas 46% das vagas foram preenchidas em 2016A. Apesar desse baixo índice, a Univates tem conseguido preencher as vagas permitidas. Como citado anteriormente, das 206 vagas autorizadas em 2016A, 201 foram preenchidas.
Quinto passo: pré-selecionados finalizam a inscrição
Os alunos pré-selecionados devem finalizar a inscrição no site do Fies para terem acesso ao financiamento. Após a conclusão da inscrição, o aluno pode acessar o Universo Univates para agendar entrevista na Instituição. Nessa entrevista, o aluno deverá apresentar a documentação exigida para que na sequência possa ser aprovado e finalizar a contratação no agente financeiro (banco).
Os alunos precisam cumprir pré-requisitos para se candidatar: ter participado do Enem a partir de 2010 e ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Exame, não ter zerado a redação do Enem e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3,5 salários mínimos. O cronograma está disponível no site.
This website uses cookies.