ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

De mãos dadas, se deixam levar

Todas as quarta-feiras à tardinha, professora, empresária, advogada, dentista e aposentada se reúnem em uma sala no Centro de Santa Cruz e deixam os problemas lá fora. Naquele espaço onde a (boa!) energia emana, mulheres de diferentes idades se entregam ao movimento e deixam que o aqui e o agora balizem cada passo. É na Dança Circular Sagrada que o grupo, de mãos dadas, deixa-se levar pelo ritmo de músicas folclóricas e permite que mente, corpo e alma se conectem em um processo interno. Vale choro, riso, vale abraço e olho no olho. Só não vale ter medo de errar. Até porque nessa espécie de meditação não há erros. Existem apenas variações pessoais. E um balançar de saias compridas que rodopiam pelo salão.  

Faz quatro anos que a agrônoma Luciana Raquel Picoli ministra a Dança Circular Sagrada na Gym Academia. Inspirada após participar de uma oficina da dança no primeiro Fórum Social Mundial, integrou a primeira formação em Porto Alegre, em 2013, e tornou-se focalizadora, uma espécie de professora da prática no município. Segundo ela, não existe hierarquia na dança, apenas uma orientação de passos, acompanhada de muito incentivo quando o assunto é se deixar levar. 

ads6 Advertising

Publicidade

A professora Maysa Montibeller que o diga. Uma das primeiras praticantes do grupo, ela considera esse envolvimento uma terapia. “Eu não falto porque chego aqui e me entrego. Tem muita amorosidade, troca e verdade. É sublime, deixamos que aconteça o que está no coração.” 

 

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising

Publicidade

Interessados em conhecer mais e aprofundar a experiência na Dança Circular terão no próximo fim de semana um workshop com Myri Dakini Naves, coordenadora central de TaraDahatu Sul America. Na oportunidade, a focalizadora com formação em balé clássico e indiano fará uma vivência sobre Danças Sagradas da Mandala de Tara, uma variação da Dança Circular. “A Myri viaja o mundo disseminando essa dança forte que vem ancorada de muita energia. Será um privilégio recebê-la e, para isso, convidamos a todos.” Quem quiser participar deve entrar em contato com Luciana Picoli até quinta-feira. O curso completo custa R$ 250,00. Também estão abertas as inscrições para os módulos separados. Cada um custa R$ 70,00. 

Confira a programação: 

Módulo 1 –Sexta: Dukkar – A Protetora Tara Branca. 19 às 22 horas
Módulos 2 e 3 – Sábado: Oito oferendas preciosas e chamando a tara do coração. 9 às 12 horas e 13h30 às 16h30
Módulo 4 –  Domingo: Manifestando o Feminino Iluminado. 9 às 12 horas

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta