ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Defesa Civil alerta para grande volume de chuva no Estado

As chuvas ocorrerão de forma mais intensa na metade Norte do Estado, contudo, elevados índices estão previstos até o começo da próxima sexta-feira, 29, no Centro, Leste e Região Metropolitana. Conforme a Defesa Civil, os grandes vales são as regiões que mais preocupam, na medida em que são os escoadouros dos volumes de água que são oriundos das regiões mais altas do território gaúcho. 

De acordo com a previsão divulgada pelo Estado nesta quarta-feira, 27, volumes acumulados devem variar entre 100 e 200 milímetros, os quais, conforme a localidade, podem ser expressivamente maiores. Em conseqüência, a elevação de rios e córregos, traz a possibilidade de alagamentos e inundações. As bacias dos rios Taquari, Caí, Sinos, Paranhana e Gravataí, segundo o MetSul Meteorologia, são as que mais devem ser monitoradas pela Defesa Civil do Estado, uma vez que a possibilidade de transbordamento, traz efetiva ameaça aos moradores das regiões ribeirinhas e, em última análise, das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

ads6 Advertising

Publicidade

A MetSul também informa da possibilidade de grandes rajadas de ventos nesta quarta-feira, onde na Capital e no interior, podem chegar a 80 quilômetros por hora. Esses ventos podem ocasionar quedas de árvores e cortes no suprimento de energia elétrica, causando riscos às pessoas e prejuízos de ordem econômica. 

Esse evento é causado devido um centro de baixa pressão que se aprofundará no Leste e impulsionará ar frio para todo o Rio Grande do Sul, acarretando declínio de temperatura na maior parte do Estado, a partir da metade desta semana. 

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta