Antes de recuar, a onda de calor que assola o Rio Grande do Sul desde o início de fevereiro teve um de seus piores dias nesta terça-feira, 11. Na maioria das 497 cidades gaúchas, os termômetros beiravam os 40 graus, de acordo com a MetSul Meteorologia.
O Estado apresentou os maiores registros de temperatura à tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Uruguaiana e Campo Bom, os termômetros chegaram a 41,3 graus, enquanto em São Gabriel foi 40,6 e Camaquã, 40,2.
LEIA MAIS: Antes do calorão deixar o Estado, temperatura deve superar os 40 graus em Santa Cruz
Publicidade
Em Santa Cruz, a temperatura máxima chegou a 39 graus. Já a sensação térmica foi de 48,8 graus, segundo a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações.
Contudo, a chegada da frente fria deve provocar alterações significativas nas condições meteorológicas para os próximos dias. Diante disso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o Vale do Rio Pardo e outras regiões.
Ao longo desta quarta, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com precipitações irregulares e mal distribuídas. Na metade Sul, há ainda a possibilidade de ocorrência de granizo e rajadas de vento acima dos 80 quilômetros por hora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Falta de cuidados no calor pode levar a sobrecarga do sistema de saúde, avalia especialista
Já amanhã, a frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém o tempo instável. Isso aumenta o risco de chuvas moderadas a fortes, temporais isolados e queda de granizo. Na região dos vales, a precipitação pode atingir 90 milímetros por dia.
De acordo com o alerta emitido, a frente fria deve se afastar do Estado na sexta-feira. Isso poderá contribuir para a volta do tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul.
Publicidade
This website uses cookies.