Regional

Defesa Civil instala sistema de alertas sonoros em Santa Cruz

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul apresentou oficialmente na manhã desta quinta-feira, 28, uma novidade que busca minimizar os efeitos de eventos climáticos extremos na população. Trata-se de um sistema de alertas sonoros, o qual será acionado em situações de risco, sobretudo em casos de inundações.

Inicialmente, três equipamentos estão sendo instalados: um no final da Rua Irmão Emílio, na região de Navegantes, Bairro Várzea, área frequentemente atingida por alagamentos; outro na localidade de Rio Pardinho, também afetada pela enchente de 2024, e outro no Bairro Belvedere, onde há maior ocorrência de deslizamentos e casas interditadas. Cada alarme terá alcance de cerca de um quilômetro e será acionado via internet.

Lançamento do sistema ocorreu na manhã desta quinta | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Assembleia regional define propostas que serão incluídas na votação da Consulta Popular; veja

Publicidade

Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel César Eduardo Bonfanti, nas próximas semanas serão feitas reuniões com a comunidade para apresentar o novo sistema e debater outras questões relativas à prevenção de eventos climáticos. “É uma mensagem que nós vamos alertar à comunidade sobre uma situação de risco com antecedência. Nós queremos fazer isso de forma antecipada para que as pessoas não sejam pegas de surpresa”, reforça Bonfanti.

Para garantir o funcionamento dos novos alertas sonoros, também serão levadas em consideração informações como a quantidade de chuva e o nível dos rios. O coordenador da Defesa Civil cita, por exemplo, dois equipamentos que serão instalados em Sinimbu e Rio Pardinho para conferir em tempo real a altura do Rio Pardinho, além da colocação de pluviômetros em diversos pontos da região.

LEIA TAMBÉM: Corpo de Bombeiros suspende buscas por homem desaparecido em Candelária

Publicidade

“Com essas informações, nós podemos emitir os alertas necessários para a população. Anteriormente, nós ainda tínhamos que vir aqui verificar o nível do rio, olhar a régua… E nós queremos, em breve, deixar de ter essa necessidade de estar no local”, complementa. Além disso, a Defesa Civil estadual também emite alertas via celular.

Outras ações

Para além dos alertas, a Defesa Civil também atua, bem como os governos federal e estadual, em ações voltadas à prevenção desse tipo de eventos. No caso de Santa Cruz, estão em andamento obras na região de Navegantes, incluindo limpezas e desassoreamento de arroios. Além disso, o Serviço Geológico do Brasil faz um mapeamento de áreas de risco espalhadas pelo município, que deve ser apresentado entre outubro e novembro.

Colaborou Jaime Fredrich

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.