ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Depressão além da tristeza

Tristeza é um dos muitos estados afetivos normais do ser humano. Não há como viver a vida sem senti-la. Desde que proporcional e adequada ao momento de vida que estejamos passando, ficar triste não só é normal como necessário. Sem tristeza não há a valorização e busca daquilo que nos faz alegres. Uma das melhores definições de tristeza é a de Espinoza. Para ele, estar triste é perder potência de agir. Quando estou triste, sou menos de mim mesmo.

Comumente a tristeza é confundida com depressão e esta, por sua vez, é usada para definir o mais incapacitante e prevalente dos transtornos mentais: a Depressão Maior. Em números absolutos de prejuízo, incapacidade e suicídio, nada supera ela. Estima-se que duas a cada dez pessoas terão depressão ao longo da vida, sendo que a prevalência tem aumentado nas últimas duas décadas. As mulheres têm duas vezes mais depressão do que os homens.

ads6 Advertising

Publicidade

Além da tristeza, podemos ter uma marcada perda de prazer e de interesse por aquilo que previamente a pessoa fazia. Aqui fica muito clara a redução da potência de agir espinoziana. O que antes fazia a pessoa vibrar e alegrar-se, vira algo sem graça ou às vezes até desprazeroso.

Outro sintoma comum de depressão é a irritabilidade, mais comum em homens. Os homens frequentemente vivenciam a depressão de modo diferente das mulheres. Enquanto as mulheres deprimidas são mais propensas a ter sentimentos de tristeza, menos valia e culpa excessiva, eles são mais propensos a referir muito cansaço, irritação, perda de interesse e dificuldades para dormir. Por falar em sono, a depressão pode causar tanto insônia quanto sonolência excessiva. O apetite pode estar aumentado, diminuído ou ausente. É marcante a falta de libido ou disfunção sexual na depressão.

ads7 Advertising

Publicidade

Como vocês podem ver, Depressão Maior é muito mais que tristeza, preguiça ou falta de vontade. É transtorno grave e altamente incapacitante, quando não, fatal.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta