O dia 2 de fevereiro é feriado municipal em 51 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre. O motivo é a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes. Na região, três cidades adotam o feriado: Rio Pardo, Sobradinho e Salto do Jacuí.
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes no Brasil vem da colonização ibérica. Portugueses e espanhóis pediam a proteção de Maria, mãe de Jesus, durante as grandes navegações. Nas representações da santa, entre outras características, se destaca o Menino Jesus, que está no colo de Maria, segurando uma âncora, e o fato de a imagem estar sempre sobre um barco em águas revoltas – o que pode ser interpretado como uma referência à proteção oferecida por Nossa Senhora aos que navegam pela vida, mesmo durante as tempestades.
Na mesma data, é celebrada Iemanjá, a deusa dos mares no candomblé e na umbanda. Apesar da celebração conjunta, não se trata da “mesma santa”. Os escravos trazidos da África para o Brasil eram catequizados, convertidos ao catolicismo, e impedidos de professarem suas religiões originais. Eles fizeram, então, o sincretismo, celebrando orixás nas datas das celebrações católicas, adotando até imagens de santos católicos, a fim de parecerem convertidos e driblarem a vigilância dos senhores de engenho.
Publicidade
This website uses cookies.