Foto: Bruno Pedry / Nascimento Marketing
Instituído em 2013, o Dia dos Comerciários é celebrado anualmente em 30 de outubro. A data busca reconhecer e valorizar a luta da classe por melhores condições de trabalho. Para a comerciária Noeli Knod, há muito o que celebrar. Com a chegada das promoções de novembro, especialmente a Black Friday, e o Natal, a expectativa é de boas vendas. “Temos que celebrar e desejar tudo de bom para todos nós, que estamos sempre a mil”, afirma.
O ano de 1979 mudou a vida de Noeli. Foi quando ela tornou-se comerciária, uma jornada que completou 46 anos em 2025. No início da carreira, dividia o tempo entre o emprego e os estudos, indo na aula à noite. Terminava às 23h15 e precisava acordar cedo na manhã seguinte para atender os clientes.
LEIA TAMBÉM: Federação Varejista do RS apresenta pautas em reunião da bancada gaúcha em Brasília
Publicidade
Em outubro, completou 28 anos na unidade das Lojas Becker situada na Rua Marechal Floriano, e testemunhou sua evolução. Diariamente, chega no estabelecimento às 7h20 e logo prepara o chimarrão para receber os clientes.
Noeli está entre os 2,4 mil empregados no comércio em Santa Cruz do Sul, de acordo com o Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários). Já na região de abrangência da entidade (Santa Cruz, Vera Cruz, Venâncio, Mato Leitão, Sinimbu, Vale do Sol, Candelária, Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama e Segredo), o total chega a 6 mil trabalhadores. E poderá alcançar a marca dos 7 mil no período de fim de ano, devido às contratações de supermercados e lojas.
Segundo Noeli, quem deseja seguir na profissão deve gostar do contato com o público. Apesar dos desafios, a comerciária destaca o prazer de ver um cliente satisfeito. “Pode até gerar estresse com um atendimento, mas vem outro e compensa. E isso é o que dá gosto no trabalho que fazemos”, afirma.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Campanha de vendas para o Natal já movimenta o comércio em Candelária
Para garantir que o atendimento seja o melhor possível, Noeli diz que atua de forma objetiva e honesta. Recorda de uma cliente que desejava muito um liquidificador amarelo. No entanto, a atendente frisou que aquele aparelho costumava dar problemas. Ainda assim, o eletrodoméstico foi adquirido mas, tempos depois, precisou ser levado à assistência técnica. “Você precisa ser honesto com o cliente. Porque se tu mentir, ele não te procura mais.”
Tal orientação torna-se ainda mais importante no contexto atual, em que as vendas ocorrem no ambiente digital. Nesse cenário, Noeli precisa ficar atenta ao movimento da loja ao mesmo tempo em que atende pelo celular.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Procura por flores aumenta para o Dia de Finados; veja valores
Na avaliação da comerciária, a internet transformou-se em um dos maiores desafios para os trabalhadores do setor. Além de se tornar um forte concorrente das lojas físicas, acabou fazendo com que muitos funcionários migrassem para as vendas digitais, diante dos benefícios.
Contudo, ela acredita que o serviço físico jamais deixará de existir. “O atendimento humano vale muito mais que o robótico. Ainda tem pessoas que preferem comprar, já que pela internet pode dar problema. E a quem eles vão recorrer?”, frisa a profissional, que não pensa em parar.
Publicidade
Adriana Helfer, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, ressalta que o Dia do Comerciário não é apenas uma celebração, mas um ato político. Considera um grito de afirmação de quem faz o comércio existir, embora sem sempre seja visto e valorizado como deveria.
Para ela, ser comerciário é resistir. “É estar todos os dias na linha de frente de um sistema que cobra metas, impõe jornadas e, muitas vezes, esquece que por trás de cada uniforme e cada sorriso existe uma pessoa. É enfrentar a pressão, o cansaço e o medo de perder o emprego enquanto se luta por reconhecimento, por salário justo e condições dignas de trabalho”, afirmou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.