Foto: Freepik
Nesta sexta-feira,17, é comemorado o Dia Internacional do Gato. Os felinos tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituo Pet Brasil. O levantamento aponta que a população de gatos domésticos foi a que registrou maior crescimento entre 2020 e 2021, cerca de 6%.
O índice está acima do aumento dos cães, por exemplo, que registrou elevação de 4% no mesmo período. Além disso, de acordo com o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 22 milhões de bichanos nas casas do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Pet sitter: um novo serviço de atenção aos animais
Publicidade
Gatos são inteligentes, independentes e cheios de personalidade, por conta dessas particularidades os tutores devem dar uma atenção especial a eles. Confira abaixo as principais curiosidades sobre os felinos, além de mitos e verdades.
Mito! Essa crença foi difundida por muitas pessoas e a ideia foi, inclusive, veiculada em filmes e animações. Conforme especialistas, os gatos não odeiam água – alguns até gostam. Contudo, os banhos aos felinos não são recomendados.
LEIA TAMBÉM: Pet saudável: de olho na saúde dos gatos
Publicidade
Mito! A castração não engorda o bichano, mas causa algumas alterações fisiológicas e comportamentais.
Verdade! Especialistas citam que, geralmente, os gatos são silenciosos, mas aprendem a usar o miado para se comunicar com o tutor. Já o ronronar acontece quando eles estão em estado de relaxamento.
Mito! Os gatinhos podem sim ser adestrados. Contudo, é necessário usar métodos distintos dos utilizados para adestrar cães. Isso porque as motivações deles são diferentes, segundo especialistas.
Publicidade
Depende. Cada gato tem uma personalidade e peculiaridades. Outro fator que influencia no comportamento deles é a criação.
LEIA TAMBÉM: Bicho Mania: caderno aborda dicas para reforçar os cuidados com os pets
LEIA TAMBÉM: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados
Publicidade
This website uses cookies.