Geral

Dia Nacional do Trânsito completa 26 anos em busca da conscientização dos motoristas

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta segunda-feira, 25. Nesta mesma data, em 1997, por meio da lei nº 9.503, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo principal era diminuir o número de acidentes no País. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com vistas a desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre devem ter no trânsito.

Na tentativa de conscientizar os condutores e a população em geral, todos os anos um eixo específico é debatido ao longo da Semana do Trânsito. Os temas são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em 2023, a abordagem é “No trânsito, escolha a vida”. Entre as principais causas de acidente no Brasil estão o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular enquanto se dirige. Por essa razão, é necessário o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.

LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas

Publicidade

Confira as boas práticas para evitar acidentes:

  • Não dirigir alcoolizado;
  • Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa ruas;
  • Não ultrapassar o limite de velocidade;
  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
  • Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.