Cultura e Lazer

Dica do Romar: um olhar sobre a Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um caso de sucesso em termos de rápido desenvolvimento econômico e social, uma guinada que está diretamente associada a uma aposta absoluta na educação e na inovação como fatores de projeção global. Com o final da Segunda Guerra Mundial, e a fragmentação em duas nações de destinos muito diferentes (a do Norte constituindo hoje um dos países mais fechados do planeta), a do Sul acabou por se inserir de maneira extremamente eficiente no cenário global, apoiada na prospecção de tecnologia.

Especialista na realidade asiática, o historiador Emiliano Unzer conhece e domina como poucos a caminhada individual de cada uma das nações naquela região, como também avalia as inter-relações entre elas e delas para com a geopolítica internacional. No livro Filhos do Céu e da ursa: a história da Coreia dos primórdios até o século XXI, editado pela Crítica, em 344 páginas (a R$ 74,90), é uma oportuna maneira de compreender melhor a complexidade coreana.

Unzer menciona que aquela região vivenciou invasões, dominações e divisões, e no entanto o contraste entre o que aconteceu com a população da Coreia do Norte e a do Sul, em termos de acesso a bens e a uma efetiva qualidade de vida, paira como um alerta sobre o quanto é pernicioso estar nas mãos de tiranos e absolutistas. Tal destino pode levar a reflexões sobre opções ou resistências em qualquer outro lugar do planeta, a fim de evitar o flerte ou a queda em situações de domínio e flagelo difíceis de superar.

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.