ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Dicas sobre como cuidar dos tapetes

Manter os tapetes limpos e bem conservados pode ser mais difícil do que parece. Mesmo com o uso de aspirador ou de outras formas de limpeza mais cotidianas, com o tempo a poeira e os ácaros acabam se acumulando, além das manchas e odores indesejados, que muitas vezes insistem em permanecer.

“Os tapetes são muito importantes na decoração de um ambiente, e podem ser verdadeiras obras de arte, com alto valor agregado. Por isso, é importante estar atento a cuidados de conservação específicos para cada tipo de peça”, alerta a proprietária da Lavasecco, Maria Alzira Linares.

ads6 Advertising

Publicidade

Segundo Linares, os problemas mais comuns na manutenção das peças são as marcas de móveis, como pés de cadeiras e mesas, o desbotamento após várias lavagens, e a descoloração por incidência de raios solares ou pelo uso de produtos de limpeza inadequados. Quem tem animais de estimação em casa precisa ainda estar atento a acidentes com urina e vômito, por exemplo. “A urina é ácida, por isso pode amarelar e enfraquecer as fibras do tecido. Quando a sujeira não é tratada em curto prazo, a mancha se torna mais difícil de ser removida”, explica a especialista.

Quanto aos tingimentos, é mais comum o uso de corantes sintéticos, aplicados em lã, seda e algodão. Estes são mais resistentes, embora sofram também com as manchas e desgastes. Já para tapetes tingidos com tintas vegetais, é mais recorrente o “abrash”, que é a mudança de cor somente em alguma parte da superfície.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta