O corte de recursos destinados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) fez o número de vagas cair no Estado. Todo o Rio Grande do Sul possui atualmente 4.810 vagas disponíveis para o programa. O número é praticamente o mesmo que era oferecido apenas para a Capital gaúcha em 2014.
Entre as 111 escolas que fizeram propostas ao Ministério da Educação para abrir novas turmas, apenas 33 foram aprovadas, o que equivale a menos de 30%. Em Porto Alegre, cerca de 20 candidatos disputam cada vaga em aberto, já que apenas duas escolas possuem turmas com disposição e somam 250 vagas pelo Pronatec.
Em uma delas, havia 600 vagas ano passado e, atualmente, oferece apenas 150. Além do prejuízo para os alunos, professores também temem perder seus empregos. “Do ano passado para cá, o número de professores na escola já foi reduzido”, diz o coordenador de ensino Vitor Hugo Pires.
Publicidade
Nos últimos anos, o Pronatec abriu vagas para o primeiro e para o segundo semestre. Entretanto, desta vez, não haverá duas chamadas. Além disso, as aulas que deveriam ter começado em março ficaram para agosto.
This website uses cookies.