Regional

Diocese de Santa Cruz divulga eventos programados para o ano; confira

O bispo dom Aloísio Dilli anunciou nessa quarta-feira, 10, uma série de atividades programadas pela diocese de Santa Cruz do Sul para este ano. Entre elas está o evento que marcará as comemorações dos seus 75 anos, no mês de junho.

A agenda foi detalhada durante o tradicional café da manhã com a imprensa, que reuniu representantes de veículos de comunicação de Santa Cruz e região. O encontro também teve como objetivo divulgar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 21 de maio. Dom Aloísio liderou a apresentação e estimulou reflexões em torno da frase “Falar com o coração”, proposta por Francisco, que teve como inspiração a passagem bíblica “Testemunhando a verdade no amor” (Efésios 4:15).

LEIA TAMBÉM: FOTOS: emoção marca a inauguração do novo Santuário de Schoenstatt

Publicidade

Dom Aloísio destacou que a principal atitude para uma boa comunicação é falar e escutar com respeito, como forma de se comunicar cordialmente. “É preciso escutar para aproximar. Escutar significa valorizar a outra pessoa, é como se demonstrasse importância naquilo que ela diz”, afirmou. O diálogo deve enriquecer mutuamente, disse o bispo. “Nós até podemos pensar diferente em muitos aspectos na vida, mas jamais podemos quebrar nossas relações fraternas, jamais polarizar”, enfatizou.

O bispo diocesano relembrou alguns momentos especiais em que esteve com o Papa Francisco no ano passado, em visita a Roma, acompanhado de uma comitiva formada por 23 líderes religiosos do Estado. Ele ressaltou a simplicidade do pontífice durante o encontro. “Realmente uma presença que reflete o divino, um mensageiro de Deus. Uma pessoa muito simples”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Elevador e nova iluminação: veja as etapas da restauração da Catedral São João Batista

Publicidade

O que está previsto

22ª Romaria da Santa Cruz – Com o tema Toma tua cruz e segue-me, o evento religioso acontecerá no dia 10 de setembro. A programação vai se iniciar às 8h30, com a acolhida dos romeiros na frente da Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, até o Seminário São João Batista, onde será celebrada a missa junto ao altar-monumento inaugurado no ano passado. A programação contará ainda com bênção da saúde e apresentações artísticas das comunidades. Devem participar da romaria fiéis de 52 paróquias de 40 municípios.

Aniversário de 75 anos de dom Aloísio, no dia 21 de junho – A programação especial transcorrerá no dia 23 de junho, juntamente com as festividades de São João Batista, padroeiro da Catedral e da diocese. A celebração vai começar às 18h15, com missa do padroeiro presidida pelo bispo. Após, haverá um jantar no Centro Comunitário e lançamento de uma revista alusiva aos 75 anos de dom Aloísio. Os ingressos do jantar já podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral (Rua Marechal Deodoro, 670), pelo valor de R$ 35,00. Os recursos arrecadados serão destinados para a obra de restauro da Catedral São João Batista.

LEIA TAMBÉM: Comunidade Santo Inácio realiza Festival de Cucas e Galinhada

Publicidade

Jornada de compromisso com a Igreja

Outro acontecimento para a Diocese de Santa Cruz do Sul será a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano ocorrerá pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. Os jovens Fabiano Melchiors e Laura Weschenfelder, de Santa Cruz, e Luana Silva, de Lajeado, vão representar a diocese no evento.

Fabiano e Luana estavam presentes no encontro e aproveitaram para falar sobre as expectativas em relação à jornada. “Vou tentar me comunicar com os jovens por meio do coração, do amor e da paz”, adiantou Fabiano. Luana está muito feliz e ansiosa por ter a oportunidade de viver esta experiência. “A jornada permite um encontro pessoal com Cristo e um mergulho no compromisso e na missão dos jovens na Igreja”, sublinhou. 

LEIA TAMBÉM: Pátio da Igreja Espírito Santo passa por obras; leia detalhes

Publicidade

O padre Rodrigo Eduardo Hillesheim vai acompanhar os jovens e contou que será a sua terceira participação na JMJ. “A expectativa é o encontro com o Papa Francisco e o pulsar do coração de jovens do mundo inteiro por uma mesma causa.” Com a diversidade de nacionalidades, Hillesheim garante que o encontro terá o único propósito da fraternidade universal.

*Colaborou John Kaercher Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.