ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Distanciamento controlado: Estado divulga novas bandeiras nesta sexta-feira

ads3

Válido desde a última terça-feira, mapa atual mostra seis regiões na bandeira vermelha, situação que pode mudar esta tarde

ads4

A atualização semanal do modelo de distanciamento social controlado, que ocorrerá no final da tarde desta sexta-feira, 10, tem sido motivo de apreensão para os moradores do Vale do Rio Pardo. Na semana passada, o cálculo feito pelo governo do Estado para definir as classificações mostrou a Região 28 no limite entre a bandeira laranja e a vermelha.

Nesta semana, a situação dos indicadores de risco teve uma ligeira melhora, apesar do surto registrado em Pantano Grande. Segundo a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mariluci Reis, mesmo com o salto de mais de 200 casos entre a última sexta-feira, 3, e esta sexta-feira, 10, esse aumento não deve ter reflexos no cálculo de risco. Isso porque os resultados positivos obtidos por meio dos testes rápidos não são incluídos na contagem para fins de classificação, o que deve aliviar a situação da Região 28. A evolução dos indicadores da Covid-19 melhorou em relação à semana passada.

ads6 Advertising
Risco de cair na bandeira vermelha preocupa em Santa Cruz e região

Publicidade

A ocupação dos leitos de UTI adulto era de 74% na última sexta-feira, 3, teve queda e hoje está em 60%, considerada normal. Quanto aos óbitos, outro indicador importante para o cálculo feito pelo governo do Estado, houve apenas um registro nos últimos sete dias.

Embora considere a situação melhor que na última rodada de atualização, Mariluci Reis observa que a macrorregião dos Vales tem alguns pontos críticos, especialmente a Região 27, de Cachoeira do Sul, que está com 85% dos leitos de UTI adulto ocupados. “Semana passada estávamos mais apreensivos, havia registro de quatro óbitos e as internações estavam maiores. Nessa semana, não que estejamos ‘folgados’ na bandeira laranja, mas a expectativa é que ela permaneça.” A coordenadora afirma que o contexto é semelhante e acredita na permanência da atual classificação.

ads7 Advertising