O médium espirita Divaldo Pereira Franco agora é Cidadão Santa-cruzense. A distinção foi entregue no início do minisseminário, que foi realizado na noite desta terça-feira, dia 5, na Inside, com a participação de mais de 1,4 mil pessoas. A concessão do título foi proposta pelo vereador Hildo Ney Caspary (PP), aprovada na sessão de ontem, e entregue hoje com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Alceu Crestani (PSDB) e do vereador Nasário Bohnen (PP).
Divaldo Pereira Franco é apóstolo do espiritismo. Dos seus 88 anos, 78 foram devotados à causa espírita e às crianças excluídas. É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade e o maior divulgador da doutrina espírita por todo o mundo, destacou Hildo Ney Caspary, em sua justificativa no Poder Legislativo.
Divaldo em Santa Cruz do Sul, pela primeira vez, no ano de 1986 e, assim, neste ano, completa 30 anos de vindas periódicas ao município. “Desde sua primeira passagem por nossa cidade, Divaldo tem nos visitado com frequência incomum para alguém que, como ele, é um expoente do espiritismo e possui compromissos no mundo todo”, destacou o proponente da homenagem.
Publicidade
Divaldo já conta com mais de 14 mil conferências realizadas em mais de duas mil cidades em todo o Brasil e em 68 países dos cinco continentes, tendo concedido mais de dias mil entrevistas para rádios e TVs, no Brasil e no Exterior. Ele recebeu mais de 600 homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais, destacando-se entre estas: Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade de Montreal, Canadá; Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia; Doutor em Parapsicologia pela Cyberan University, Illinois (EUA); diploma de Ordem do Mérito Militar, distinção Federal; Comenda da Paz Chico Xavier, pelo Governo de Minas Gerais; medalha de reconhecimento Franco¬ Americana, Classe Especial, Instituto Humaniste, na França; medalha da Câmara Municipal de Leiria, Portugal; medalha do município de Lobito, Angola; mais de 80 títulos de cidadania honorária conferidos por estados e municípios do Brasil; 590 homenagens de entidades da sociedade civil organizada; Embaixador da Paz no Mundo, título concedido pela Embaixada Universal pela Paz, em Genebra , na Suíça, em 30 de dezembro de 2005 .
Como médium, publicou mais de 255 livros, com mais de oito milhões de exemplares, onde se apresentam 211 títulos com autores espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve versões para 18 idiomas (alemão, albanês, catalão, dinamarquês, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco, finlandês e sistema Braille).Como filantropo, com o objetivo de melhor atender a comunidade necessitada, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e, posteriormente, a Mansão do Caminho.
Naturalidade
Publicidade
Divaldo nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, na Bahia e, desde a infância se comunica com os espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Transferiu residência para Salvador em 1945, tendo feito concurso para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPASE), onde ingressou em 5 de dezembro de 1945, como escriturário, tendo se aposentado nesta função em 1980.
Em 7 de Setembro de 1947, com 20 anos de idade e ainda exercendo sua função de escriturário, fundou junto com Nilson de Souza Pereira o Centro Espírita Caminho da Redenção. Em 15 de Agosto de 1952, funda a Mansão do Caminho, com o objetivo de dar um lar e educação cristã às crianças desamparadas de Salvador, juntamente com seu fiel amigo Nilson. Aos poucos, e com muito trabalho, as edificações foram sendo erguidas, nas quais residiam, em média, 110 crianças, de ambos os sexos. Concomitantemente, foram criadas escolas de primeiro grau, ambulatório médico e atendimento a famílias necessitadas.
Começava a nascer, então, o que viria a ser uma dupla experiência: os lares-famílias, reprogramando o ambiente familiar com sábias orientações cristãs e espíritas, envolvidas pela ternura fraternal dos tios e das tias sempre sob a orientação de Divaldo Franco e de Tio Nilson. Hoje, a Mansão do Caminho transformou-se nesse imenso complexo doutrinário, educacional e assistencial, mas o Centro Espírita Caminho da Redenção nunca deixou de ter o seu papel central, continuando a ser o cerne dessa árvore grandiosa.
Publicidade
A Mansão do Caminho seria o nome de fantasia do Centro Espírita Caminho da Redenção, representando não só o Centro, propriamente dito, mas toda sua obra, que é composta pela Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo, que atende 1012 alunos, e possui convênio estadual; Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, com 150 alunos; Escola Allan Kardec, com 374 alunos, mediante convênio municipal; Escola Jardim de Infância Esperança; Creche A Manjedoura, que atende cerca de 150 bebês; cursos de informática e manutenção de computadores; Centro de Artes e Educação Integral, que atende adolescentes de 12 a 16 anos; Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, que tem capacidade de 120 a 150 partos/mês; Policlínica José Carneiro de Campos, que cuida do atendimento ambulatorial dos assistidos; Laboratório de José Bezerra de Menezes; Enxovais Mei Mei; Caravana Auta de Souza, que é voltado para o atendimento de idosos e pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas; Grupo Lygia Banhos, cuja equipe, incansavelmente, ajuda diversos segmentos carentes da comunidade através de visitas domiciliares, distribuição de cestas básicas; Gráfica Alvorada; e Livraria Espírita Alvorada Editora.
This website uses cookies.