Polícia

Dólares apreendidos e tornozeleira eletrônica: o que se sabe sobre a operação contra Bolsonaro

Desde o início da manhã, agentes da Polícia Federal (PF) cumprem mandados na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). A ação foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em decisão divulgada há pouco pelo STF, o ministro Alexandre de Moraes escreveu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo fizeram uma “confissão flagrante” de atos criminosos para coagir e obstruir a Justiça brasileira, motivo pelo qual decidiu impor medidas cautelares contra Bolsonaro. 

LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de mandados da Polícia Federal e deverá usar tornozeleira eletrônica

Publicidade

Eles respondem pelos crimes de coação no curso do processo (Art. 344 do Código Penal), obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa (Art. 2º, § 1 º, da Lei 12.850/13) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (Art. 359-L do Código Penal).

Segundo a investigação, a PF informou ao STF que apreendeu, na residência de Bolsonaro, uma cópia de uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes, um pen drive e US$ 14 mil em espécie. Ainda de acordo com a PF, Bolsonaro tem atuado para dificultar o andamento da ação penal por tentativa de golpe, que tramita no STF sob relatoria do ministro Moraes.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Publicidade

O ex-presidente também deverá cumprir medidas cautelares impostas por Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar das 19h às 7h, diariamente. Além disso, Bolsonaro foi proibido de acessar redes sociais e de se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros.

Saiba mais

Segundo a Polícia Federal, as ações de Bolsonaro podem caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

Além das novas medidas restritivas, Bolsonaro segue com o passaporte retido. Desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, Bolsonaro está sem o documento. O ex-presidente tentou recuperá-lo em quatro ocasiões, mas todos os pedidos formulados por sua defesa para a devolução do documento foram negados por Alexandre de Moraes.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA,

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.