Cultura e Lazer

Domingo para festejar com a vizinhança em Candelária

O Dia do Vizinho, uma das mais tradicionais comemorações de Candelária, será realizado neste domingo, 20. Até a tarde dessa quinta-feira, 17, dez ruas ou comunidades haviam se habilitado para participar e receber o certificado da festividade. As inscrições já estão encerradas. Na maioria dos locais, será feito almoço. A programação acontece entre 10 horas e 14 horas.

De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, as atividades ficam a critério de cada responsável em sua rua/localidade. O evento é uma oportunidade de confraternização entre as famílias vizinhas. “A Secretaria vai distribuir material para isolar espaços, como cones, barras e fita zebrada”, explicou. 

LEIA TAMBÉM: Estudantes acompanham sessão da Câmara de Candelária

Publicidade

Além disso, as comunidades receberão a visita do secretário, representantes da Secretaria de Cultura, do prefeito candelariense, Nestor Ellwanger, e do vice-prefeito, Cristiano Becker. Ainda conforme Kochenborger, o Dia do Vizinho tem como objetivo integrar os moradores que nem sempre conseguem se encontrar para uma simples conversa no dia a dia. “É importante para fomentar as boas relações entre os vizinhos, prezando pela convivência sadia e integração entre as famílias”, complementa.

Para mais informações, é necessário procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, anexa à Casa de Cultura Marco Mallmann, na Avenida Pereira Rego, ou ligar para o telefone 3743 8171 ou 3743 8170.

LEIA TAMBÉM: Comitiva de Candelária entrega demandas ao governador Eduardo Leite; confira

Publicidade

Como surgiu

Candelária realiza a confraternização entre moradores desde 1989. A tradição surgiu no estado de Goiás e ocorria em 20 de agosto, aniversário da poetisa Cora Coralina, que foi quem teve a ideia de instituir a celebração. Cora dizia que vizinho é mais que parente. Candelária foi o primeiro município no Vale do Rio Pardo a promover a atividade. 

A confraternização foi introduzida pelo ex-professor e ex-secretário municipal de Educação Itamar Vezentini, falecido em 2007. A ideia surgiu durante um jantar em Cachoeira do Sul, quando lhe contaram sobre a comemoração que existia na cidade, com o fechamento de ruas em várias quadras. O Dia do Vizinho ocorre tradicionalmente no terceiro domingo de agosto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.