ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Donos de veículos já podem imprimir o CRLV em casa

ads3

Impressão deve ser em papel sulfite branco, formato A4, com tinta preta e em página única

ads4

Proprietários de veículos já podem imprimir por conta própria o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que atesta que o veículo está apto a circular. O novo leiaute do documento eletrônico (CRLV-e), adotado em 2020, permite a impressão em casa.

O documento tem validade jurídica, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode. A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

ads6 Advertising
Quase 50 mil já utilizam o documento do veículo no celular

Publicidade

Para obter a versão para impressão, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

Para veículos de pessoa jurídica, a obtenção do CRLV-e só está disponível no Portal do Denatran, com login por Certificado Digital. Essa é uma facilidade instituída pela Deliberação Nº 180, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no fim de 2019.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Documento do veículo passa a ser colocado na caixa de correio

CRLV Digital

Além da versão impressa, o CRLV-e também está disponível na forma digital, dentro do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. A versão virtual dispensa o porte de documento em papel, exceto para transitar em outro país. Nesse caso, o condutor deverá portar obrigatoriamente a versão impressa do CRLV-e.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta