Categories: Regional

Duas novas ambulâncias do Samu entram em operação em Santa Cruz

As duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que chegaram a Santa Cruz do Sul já estarão à disposição na tarde desta sexta-feira, 5. Cada ambulância custa R$ 176.286,00. O investimento total nas duas novas unidades é de R$ 352.572,00. O serviço é mantido com recursos federais, estaduais e municipais.

Os veículos trazem mais segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes. “São mais de 350 atendimentos por mês, cerca de 14 por dia. As novas unidades permitirão mais eficiência, segurança e comodidade”, afirma o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. 

LEIA MAIS

Publicidade

Uma das ambulâncias é destinada para atendimento básico e a outra para assistência avançada, com UTI móvel. Os veículos antigos ficarão de reserva na base do Samu. Segundo Régis, Santa Cruz já enviou a documentação para Brasília. “Solicitamos ao Ministério da Saúde a autorização para utilizarmos a ambulância antiga e termos mais uma equipe de trabalho”, explica Régis.

O serviço 192 opera desde 2008 na cidade e registrou até agora mais de 42 mil atendimentos. É gerenciado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e responsável pelo atendimento móvel na cidade, mas também realizada transporte intermunicipal nas demais 12 cidades que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

As ambulâncias foram adquiridas pelo Governo Federal e fazem parte da renovação de 57% da frota nacional. Atualmente, o Brasil conta com 3.514 ambulâncias do Samu e a área de cobertura atinge 84% da população.

Publicidade

De acordo com o prefeito Telmo Kirst, Santa Cruz tem se esforçado para manter o serviço. “As novas ambulâncias agilizarão os atendimentos, além de aumentar a qualidade da assistência. Apesar do atraso nos repasses do Estado, o Município está colocando os recursos do caixa da Prefeitura para que o Samu continue funcionando. Manteremos isso”, comentou.

O Samu conta com 30 funcionários. São oito médicos, cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e nove condutores. A coordenadora do serviço em Santa Cruz, enfermeira Cátia Carvalho, comemorou a entrega. “A renovação da frota representa qualificação e agilidade aos pacientes e maior segurança na condução de nossas equipes”, disse.

A entrega das chaves foi feita pelo prefeito Telmo Kirst à equipe de plantão. Participaram do ato a chefe de gabinete da Saúde, Raquel Rozeno, o diretor administrativo, Giovani Alles, socorristas que atuam na unidade municipal, e o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José dos Reis.

Publicidade

Foto: Luiz Fernando Bertuol

 

Nova base do Samu

Instalada atualmente nos fundos do prédio do INSS, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será transferida. O novo espaço, que deve ficar pronto no início de 2019, fica no mesmo terreno do prédio que vai abrigar a Secretaria Municipal de Saúde, porém na Rua Fernando Abott.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.