Cássio & Fernando - Foto: Ana Souza e Ludiron Dias Dutra
Depois do dia amanhecer com previsão de chuva, o sol despontou para os santa-cruzenses nesse domingo, 28, data em que o município celebrou seus 147 anos. Um dos eventos que marcou a ocasião foi a etapa final do Festival Pratas da Casa, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Secult).
O festival de música contou com três eliminatórias e, em cada uma delas, houve um selecionado, resultando em três classificados para a grande final. Foram eles: Thiago Porto, campeão da primeira etapa na modalidade pop rock; Berma MC e DJ Bira, vencedores na segunda etapa estilo urbano; e Cássio Fruet & Fernando Morinelli, vencedores na terceira etapa estilo regional. Todos apresentaram canções autorais e outras conhecidas do público.
LEIA TAMBÉM: Jovens instrumentistas da região participam de encontro em Santa Cruz
Publicidade
Berma MC e DJ Bira trouxeram a autoral “Água”; Thiago Porto e Banda, a música “Não Aguento Mais Você (Longe de Mim)”. Já Cássio & Fernando, apresentaram a canção “A Semente que Oculta o Campo”. Mais de 2,1 mil votos foram computados através do Instagram da Cultura, sagrando a dupla Cássio & Fernando com o primeiro lugar, com 52% dos votos. Em segundo lugar, com 38%, ficou o cantor Thiago Porto e Banda e, em terceiro, os músicos Berma MC e DJ Biracom, com 10% dos votos. Como premiação, receberam medalhas e troféu. O Festival Pratas da Casa, ao longo das três etapas distribuiu mais de R$ 94,8 mil em premiações.
O vice-prefeito Alex Knak esteve presente no evento, representando o prefeito Sérgio Moraes. Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers e a sub-secretária Zoraia Pereira dos Santos. Knak frisou a parceria firmada com o prefeito em um trabalho em prol do município. “Dialogamos muito e pensamos em todas as ações para a cidade. Projetamos tudo voltado para a comunidade e lembramos a todos que nos antecederam e fizeram com que nossa cidade se transformasse nesta maravilha que hoje é. Tivemos um dia ensolarado e digno dos 147 anos de Santa Cruz do Sul e o festival Pratas da Casa coroou ainda mais a data”, celebrou.
O secretário Douglas Albers também destacou a importância do festival. “Aguardamos até o momento certo e fomos abençoados com um lindo domingo no dia do aniversário do município. É gratificante poder fazer este evento para a comunidade. O projeto valoriza os artistas locais, que sofreram muito com a pandemia e enchentes. Em paralelo à programação, também tivemos o Dindinho, uma atividade relativa à Semana Municipal do Idoso, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Baile típico celebra aniversário de Santa Cruz com presença de comitiva alemã
Além dos shows, o festival trouxe mais atrações ao público presente como a feira de artesanato, food trucks, apresentações artísticas e culturais e espaços de convivência. Um dia de cultura, gastronomia e integração para a comunidade. E não faltou o tradicional ‘Parabéns à Você’ para Santa Cruz, com direito à bolo.
O Pratas da Casa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa, além de valorizar os artistas locais, fomentar a cultura e promover a integração, traz como oportunidade a visibilidade e reconhecimento para os talentos do município, permitindo que o público pudesse votar nos artistas favoritos. A votação ocorreu de forma popular. O público votou através do Instagram da Secult, ajudando a definir quem chegaria à grande final. O concurso premiou as músicas autorais com seleção dos artistas para competir em diferentes categorias, sendo regional, pop rock, urbana e outras.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.