Categories: Centro-Serra

É a hora do Novembro Azul

Durante o mês de novembro no município de Sobradinho, estão sendo realizadas atividades em alusão ao “Novembro Azul”, movimento mundial que simboliza a prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce a Secretaria de Saúde de Sobradinho está promovendo atividades de conscientização sobre a doença. Na quinta-feira (12) o ESF 1 do Bairro Copetti e o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) promoveram, na Cancha da Sociedade João Cagol, palestra sobre câncer de próstata, para os grupos de abrangência da unidade de saúde. No dia 25 de novembro, data do chamado HIPERDIA, o ESF 3 do Bairro Rio Branco, promoverá a partir das 13h 30min, grupo de esclarecimentos sobre câncer de próstata, enfatizando a importância do exame retal. Neste mesmo dia, às 13h 30min, na Câmara Municipal de Vereadores, o Ambulatório Municipal estará realizando palestra sobre qualidade de vida do homem, com as psicólogas Mireila Skolaude e Alba Muller. Já no dia 26 de novembro a equipe do ESF 1 e NASF estarão esclarecendo dúvidas sobre o câncer de próstata, a partir das 13h 30min, na comunidade de Linha Tupi. Durante o mês de novembro, o ESF 2 da Baixada, Posto de Saúde de Vila Gramado e Posto de Saúde Central também estarão orientando os grupos atendidos nas respectivas unidades, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Da mesma forma, os agentes comunitários de saúde estarão orientando a população. Durante este mês todos os grupos atendidos na Secretaria de Saúde receberão esclarecimentos sobre o câncer de próstata. E a Secretaria disponibilizará exames de sangue (PSA), mediante triagem dos profissionais de saúde.

O secretário de Saúde, Nilo Wietzke destaca que o diagnóstico precoce é a arma mais importante contra o câncer de próstata. Uma vez que, descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura são maiores. Conforme o secretário, no Brasil a doença é responsável por cerca de 6% do total de óbitos de homens, só em 2010, o câncer de próstata fez 12 mil 778 vítimas no país. E para este ano, o INCA, estima que mais de 60 mil novos casos sejam diagnosticados.

Publicidade

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.