ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

‘É um resgate da família’, diz Jefferson após escolha da filha

O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, condenado no processo do mensalão, disse que a escolha de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), como nova ministra do Trabalho representa um resgate de sua família. O presidente da República, Michel Temer, confirmou a deputada como nova ministra.

Jefferson disse que Temer sugeriu a deputada “da cabeça dele”, durante uma conversa em que pensavam coletivamente em quadros do PTB para o cargo. A nomeação deve ser publicada nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial da União. A posse, segundo Jefferson, deve ocorrer na semana que vem, na terça ou quarta-feira. Ela já havia sido sugerida para ocupar o Ministério da Cultura, mas a nomeação não vingou.

ads6 Advertising

Publicidade

O ex-deputado afirmou ter telefonado durante o encontro com Temer para contar à filha da nomeação. Ela não sabia até o momento que seria ministra. Segundo Jefferson, Cristiane Brasil abriu mão de concorrer à reeleição na Câmara dos Deputados, uma das condições impostas pelo Planalto na reforma ministerial. “Ela não concorrerá à reeleição. Ela ficará até o final”, disse o presidente do PTB.

O presidente do PTB disse que foi ao Planalto discutir outros três nomes alternativos ao deputado Pedro Fernandes (PTB-MA). A indicação dele foi barrada por Temer, segundo os petebistas, por um veto do ex-presidente José Sarney (PMDB), adversário político de Fernandes e do governador maranhense, Flávio Dino (PCdoB), de quem o filho do deputado é secretário.

ads7 Advertising

Publicidade

O ex-deputado afirmou que Pedro Fernandes não tem ressentimentos com o Palácio por causa do veto e vai apoiar a reforma da Previdência. “Essas coisas ficam no passado. Já falei com o deputado Pedro Fernandes não tem ressentimento. Ele vota conosco na reforma da Previdência e outras necessárias à reforma do Estado, a tributária… Não há problema”, assegurou Jefferson. “Não há conflito no PTB e que a bancada é média (16 deputados), mas aguerrida e unida.” Jefferson elogiou Fernandes e afirmou que o nome dele surgiu durante almoço com o líder Jovair Arantes (PTB-GO) e o ex-ministro demissionário Ronaldo Nogueira (PTB-RS) “Na hora que vem o nome a gente não pensa em desdobramentos com o presidente Sarney. “Pedro não era candidato, é um homem experiente, passou pela vida pública sem sequela e sem nenhuma cicatriz. Nós não pensamos em Sarney. Essa hipótese não veio à cabeça, essas coisas não são programadas assim. É um embaraço.”

Roberto Jefferson confirmou que vai se candidatar a deputado federal pelo PTB em São Paulo, segundo ele, a única maneira de fazer o partido “ser grande”. “Tenho certeza que eu cumpri o que devia (pena do mensalão), tanto que me apresento a eles de cabeça erguida, olhando o eleitor dentro dos olhos e de cabeça erguida.”

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta