Regional

Eduardo Leite descarta enchente semelhante à de 2024, mas alerta para riscos localizados no RS

Em meio às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nesta semana, o governador Eduardo Leite afirmou que, apesar do alto volume de precipitações, não há, até o momento, indicativos de uma enchente de proporções semelhantes à registrada em maio de 2024.

Segundo o governador, em vídeo publicado nas redes sociais, nas últimas horas o acumulado de chuvas em algumas regiões do estado poderá chegar a 400 milímetros, e há possibilidade de novos 100 milímetros nas próximas 24 horas. Para efeito de comparação, no desastre do ano passado – uma das maiores tragédias climáticas da história gaúcha – o volume de chuvas superou mil milímetros, causando enchentes devastadoras.

LEIA TAMBÉM: “Ainda não pensamos no estado de emergência”, diz Sérgio Moraes

Publicidade

“As pessoas ficam naturalmente preocupadas diante da previsão de chuvas intensas, e é compreensível. Temos sim situações pontuais e críticas, que estamos acompanhando com atenção, mas até aqui as informações não apontam para algo parecido com o que vivemos em 2024”, destacou Leite.

O governo estadual informou que, até o momento, cerca de 2 mil pessoas estão desalojadas em diferentes municípios. As regiões do Vale do Taquari e do Vale do Caí estão em monitoramento constante, com risco de inundação em localidades ribeirinhas caso os volumes se intensifiquem.

LEIA TAMBÉM: Força da água destrói trecho da RSC-287 e mantém rodovia bloqueada

Publicidade

Além disso, o governador alertou para a possibilidade de deslizamentos de terra nos próximos dias, especialmente nas áreas de encosta da região dos vales do Rio Pardo e Taquari, onde o solo já está bastante encharcado.

Leite reforçou que o Estado está mais preparado em 2025 para enfrentar eventos extremos. “Fortalecemos nossas estruturas de resposta com reforço nas equipes da Defesa Civil e dos Corpos de Bombeiros, o que garante maior agilidade no atendimento e uma atuação mais eficiente diante de emergências climáticas”, afirmou.

Veja vídeo

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais