ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Educação no isolamento

As medidas impostas pelos governos estadual e municipal na tentativa de retardar e diluir os casos de Covid-19 trouxeram uma nova realidade para pais e alunos de todos os níveis educacionais, da pré-escola à pós graduação. Nova realidade essa que não tem prazo para acabar. E que, mesmo que acabe, talvez tenha mudado para sempre as relações pedagógicas através das novas tecnologias à distância.

O ensino à distância (EAD) não é novo em vários cenários. Na pós e na graduação, o uso de ferramentas digitais é bastante consagrado. Há até faculdades que trabalham exclusivamente EAD, principalmente para cursos que não exigem atividades práticas em seus currículos. Entre vantagens e desvantagens, parece haver um ganho que justifica sua existência. Talvez em breve não haverá mais a necessidade de professores em sala de aula para cursos teóricos. E, consequentemente, continuará havendo muitas demissões em universidades presenciais, como acontece aqui.

ads6 Advertising

Publicidade

A grande novidade do uso do EAD tem sido sua utilização na escola. Até então, não se havia tido experiências práticas nesse sentido. E, pela imposição imediata e precoce do fechamento das escolas, não houve tempo para uma capacitação adequada por parte de escola, professores, alunos e pais, como eu. Fomos todos atropelados por decreto.

Percebemos que muitas escolas ainda estão testando práticas pedagógicas para encontrar a melhor fórmula. Porém, o EAD nas escolas ainda esbarra no pouco acesso a computadores e impressoras nas casas dos alunos, principalmente nos mais carentes, e na internet de qualidade ruim, uma das líderes em reclamações no Procon. Ou seja, EAD na escola ainda é coisa de um futuro distante no Brasil.

ads7 Advertising

Publicidade

Como pais, percebemos que nossas filhas estão aparentemente aprendendo. Porém, como todo mamífero da espécie humana, a privação social é uma dor lancinante que gera consequências cerebrais muito terríveis para o desenvolvimento. Espero que o isolamento compense isso no futuro de nossos filhos.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta