O outono, a estação de transição entre o calor verão e o frio do inverno, começa na próxima sexta-feira, 20, às 19h45. Segundo a MetSul Meteorologia, o grande destaque da estação em 2015 vai estar a milhares de quilômetros do Rio Grande do Sul. No decorrer do outono o fenômeno El Niño deve se intensificar no Oceano Pacífico, na região equatorial. O El Niño influencia o clima em escala mundial e costuma trazer importantes impactos para o Rio Grande do Sul.
Segundo a meteorologista Estael Sias, “No momento as condições ainda não são de um El Niño clássico com o aquecimento maior concentrado do Centro para o Oeste do Pacífico Equatorial, mas no decorrer dos próximos meses toda a faixa equatorial do oceano equatorial aquecerá com repercussão significativa no clima do Rio Grande do Sul.”
Apesar de marcar a expectativa pela chegada do frio, o outono tem mais características térmicas do verão, dias quentes são normais em abril e maio. De acordo com a MetSul, em 2015 a frequência de dias de temperatura acima da média no outono deve ser maior ou muito maior que o normal. Em maio o fenômeno é chamado de “veranico”. Basicamente a estação que começa esta semana é divida em três períodos: primeiro em abril os dias mais quentes; no mesmo mês ocorre a segunda etapa, quando aumentos os dias com temperaturas amenas; e a terceira já chega com marcas próximas as que são registradas no inverno, até mesmo com registro de geada.
Publicidade
This website uses cookies.