ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Eleitores sem biometria terão digitais importadas do IGP no segundo turno

ads3

ads4

No primeiro turno das Eleições, cerca de 4,9 milhões de cidadãos gaúchos foram identificados por meio das digitais, pois realizaram o recadastramento biométrico. O procedimento foi concluído em 426 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, restando apenas 71 municípios onde o processo ainda está em andamento – a lista inclui Porto Alegre.

LEIA MAIS: TRE diz que biometria de cadastro dispensa eleitor de foto e digitais

ads6 Advertising

Publicidade

Nesses casos, a urna solicitou a identificação pelas digitais no dia da votação no primeiro turno. O restante, 1.935.308 de eleitores, foi reconhecido da maneira convencional, ou seja, com a apresentação de documento de identidade oficial com foto. A identificação de parte do eleitorado por meio das biometrias importadas do IGP também funcionará no segundo turno do pleito.

Portanto, o eleitor não deve se surpreender se no momento da identificação o mesário pedir para que coloque sua digital no microterminal, mesmo que ainda não tenha feito seu recadastramento biométrico. No entanto, esses cidadãos ainda deverão comparecer à Justiça Eleitoral no período em que forem realizadas as revisões biométricas em seus municípios.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta