Categories: Esportes

Em jogão, Federer bate Djokovic e conquista o hepta em Cincinnati

O piso veloz de Cincinnati combina mesmo com Roger Federer. O suíço alcançou neste domingo, 23, o sétimo troféu no torneio e o segundo consecutivo, derrotando nada menos que o número 1 do mundo Novak Djokovic. As parciais foram de 7/6 (7-1 no tiebreak) e 6/3, em partida de 91 minutos. Enquanto Federer comemorou o 24º título de nível Masters e o 87º no geral da carreira, Djokovic amargou o quinto vice-campeonato em Cincinnati, que continua a ser o único evento Masters que jamais conquistou. Com a segunda vitória na temporada sobre o sérvio, Roger reassume a soberania nos duelos diretos, com apertados 21 a 20.

O primeiro set foi disputado sob grande qualidade técnica dos dois jogadores. Federer conseguiu três oportunidades de quebra no terceiro game e outra no quinto, mas Djokovic reagiu sempre com confiança. O suíço permitia pouco com seu serviço, tendo ganhado 83% dos pontos com o primeiro saque e 80% com o segundo, e buscava sempre alguma forma de atacar o serviço adversário para evitar as longas trocas de bola.  A decisão foi corretamente ao tiebreak e só então Federer abriu vantagem, obtendo pontos incríveis tanto com o backhand na paralela como nas subidas espetaculares à rede. O set de 55 minutos terminou com 20 winners do suíço diante de apenas 9 do líder do ranking, embora ele também tenha errado mais (15 a 9).

O resultado desmotivou Djokovic. Com uma série de erros, que incluiu duas duplas faltas, em minutos Federer já tinha 3/0. O cabeça 1 continuou lutando, mas a confiança do oponente já era alta. Federer teve chances de nova quebra no sexto game, que desperdiçou com certa afobação, e precisou de máximo empenho para ir a 5/2. Aí sacou com perfeição no nono game e comemorou. O suíço subiu 29 vezes à rede e ganhou 21 pontos – beirou 75% de sucesso ao longo da semana, em que não perdeu um único serviço – e conseguiu 32 winners diante de 19.

Publicidade


Djokovic ficou com mais um vice em Cincinnati. Federer venceu
Foto: Getty Images

Este foi o segundo título seguido que Djokovic deixou escapar, já que também perdeu a final de Montreal, há uma semana, para Andy Murray. Ele tem agora cinco derrotas na temporada em 62 partidas disputadas. Federer por sua vez está com 46 triunfos em 53 possíveis.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.