Colunistas

Em nome da sensatez

É fim de ano. Vou poupar os leitores das mensagens chiclé tipo “Saúde, felicidades, dinheiro no bolso”, etc. etc. A vida, no dia a dia, nos oferece questões mais objetivas, prementes, que importam de fato e impactam a nossa existência. Há situações, é verdade, diante das quais pouco ou nada podemos fazer. As anomalias climáticas, por exemplo, que requerem uma tomada de posição coletiva da humanidade. Mas há atitudes que podemos e devemos tomar para melhorar a vida em sociedade. Vivemos numa cidade maravilhosa, encantadora, totalmente diferenciada.

Me perdoe se alguém achar que estou exagerando: mas a Marechal Floriano é a rua mais bonita do Brasil. Em pleno centro urbano, sob a bênção de uma majestosa Catedral, um bosque imponente oferece sombra, abrigo, acolhimento a quem frequenta a nossa Rua Principal. É uma pena que tantas pessoas ordeiras que se aglomeram ao longo das calçadas e que só querem curtir um happy hour se vejam agredidas pelo ronco ensurdecedor de motos conduzidas por estúpidos ou por carros que despejam decibéis absurdos de som e desfilam insensatez por onde passam.

LEIA MAIS: Nossas paixões

Publicidade

E não há nada, nem ninguém, que lhes ponha limites ou os enquadre dentro da legislação. Nos tempos distantes em que se via brigadianos patrulhando as ruas, a simples presença dos agentes da lei colocava freio nos excessos. Hoje, ninguém os intimida e o cenário de encantamento fica à mercê de vândalos da harmonia e da boa convivência.

Talvez a alternativa seja mesmo restringir o horário de circulação de veículos na Floriano. Arrisco uma sugestão: feche-se o trânsito a partir das 19 horas nos dias de semana entre a Ramiro Barcelos e a Galvão Costa. Vamos reservar esse paraíso urbano para as pessoas que querem conversar, se encontrar, confraternizar, se enamorar de vida, sem a orgia sonora e prepotente de quem ainda acha que se impõe no grito. Ou no barulho.

LEIA MAIS: Idiotas, não. Vencedores!

Publicidade

E pra amenizar o tom, compartilho uma dica que vi nas redes sociais em alusão ao novo ano que está por chegar. Se você está assustado, preocupado com o que está por vir, relaxe. Daqui a 40 dias já é Carnaval. Mais 40 dias e estaremos comemorando a Páscoa. Conte 60 dias pra frente e estaremos vivendo as emoções da Copa do Mundo. Mais 120 dias e nos encontraremos com as urnas para decidir os rumos do País. Pronto, 60 dias depois já estaremos no fim do ano de novo.

Feliz 2026!

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMEU NEUMANN

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.