Regional

Em um ano, Cemai de Venâncio Aires realiza mais de 13 mil consultas

O Centro Especializado de Atendimento Materno-Infantil (Cemai) completou um ano de funcionamento em Venâncio Aires no sábado, 28. Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Cruzeiro, o espaço foi criado para oferecer atenção integral e humanizada, com foco no atendimento a gestantes, puérperas e crianças. O Cemai simboliza o compromisso da gestão municipal com a ampliação do cuidado nas etapas mais delicadas e significativas da vida, além da prevenção e acompanhamento de questões específicas da saúde da mulher, como o pré-câncer.

Nestes 12 meses, foram 13.763 consultas de profissionais, sendo principalmente ginecologia e obstetrícia com 4.521 consultas e pediatria com 3.890 consultas. Ainda, foram 32.542 procedimentos ambulatoriais, como teste do pezinho; injetáveis; vacinas, entre outros. São números que comprovam o impacto do Cemai na saúde pública de Venâncio Aires. Embora o foco principal esteja no atendimento materno-infantil, o Cemai também oferece serviços voltados à saúde da mulher em geral, como a coleta de exames preventivos.

LEIA TAMBÉM: Rio Taquari apresenta estabilidade e não deve atingir cota de inundação em Venâncio Aires

Publicidade

Para o prefeito Jarbas da Rosa, o Cemai é um símbolo do cuidado com a vida desde o início. “Esse é um espaço que representa nossa prioridade com a saúde da mulher e da criança. Cuidar da gestação, do bebê e do pós-parto com qualidade e carinho é construir uma cidade mais humana e saudável. Esse primeiro ano mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.

Ao longo deste um ano, o Cemai consolidou-se como referência na rede municipal de saúde, proporcionando atendimentos qualificados com uma equipe multidisciplinar formada por médicos pediatra, ginecologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, e dentista. Além disso, enfermeiras, técnicas de enfermagem e profissionais de apoio. Os serviços vão desde consultas e exames de pré-natal, acompanhamento no puerpério e atendimento pediátrico, pré-câncer e procedimentos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz institui comissão para seleção de medicamentos que serão usados no SUS

Publicidade

O secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, enfatiza o quanto o projeto trouxe impactos reais para as famílias venâncio-airenses. “O Cemai mudou a forma como cuidamos da mulher e da criança. É um serviço que aproxima, orienta e acolhe. E é muito simbólico poder comemorar esse um ano com as famílias que fazem parte dessa história”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.