Melhorar o sistema público de saúde em Vale do Sol é a principal demanda de moradores do município. Para eles, o prefeito que for eleito no próximo dia 2 deverá dar atenção redobrada ao setor, que estaria com falhas no atendimento, assim como demora para consultas com especialistas e obtenção de exames. O cargo de chefe do Executivo está sendo disputado por Maiquel Silva (PP) e João Carlos Kist (PT).
A Gazeta do Sul foi a Vale do Sol esta semana para saber o que os eleitores esperam da próxima gestão. Quase todos os eleitores ouvidos apontaram a área da saúde como prioridade máxima. Depois de aguardar consulta com dermatologista por seis meses, a safreira Janete dos Santos, de 29 anos, disse que precisou marcar atendimento particular. “Se não tivesse pago por um médico, estaria aguardando há mais de um ano”, comentou.
Além disso, de acordo com ela, poucas fichas estariam sendo distribuídas nos postos de saúde, fora a falta de atendimento em determinados turnos de dias da semana, como nas sextas-feiras à tarde. Com o plantão do hospital funcionando só a partir das 19 horas, pacientes ficariam desassistidos por um período.
Publicidade
A menos de 20 dias da votação, os candidatos à Prefeitura de Vale do Sol tentam divulgar suas propostas ao máximo de pessoas possível. As visitas domiciliares têm sido a principal estratégia de campanha dos dois prefeituráveis, que aproveitam para conhecer as necessidades dos eleitores.
O QUE DIZEM OS CANDIDATOS
Maiquel Silva (PP)
Publicidade
Conforme o coordenador de campanha e presidente do PP, Benno Kist, além das visitas a eleitores no interior, os candidatos a prefeito, Maiquel Silva, e a vice, Normélio Reckers (PP), têm realizado em torno de três comícios por semana. A saúde e a agricultura serão as áreas prioritárias do governo. Entretanto, ressaltou que todos os outros setores terão atenção. Na saúde, a intenção é aumentar o número de atendimentos e buscar recursos da União para melhorar os serviços já prestados. “Os postos de saúde estão bem distribuídos. Se aumentar o número de consultas e agilizar exames, o povo estará bem atendido”, comentou Kist.
Já na agricultura, a proposta é incentivar a diversificação, disponibilizando máquinas aos produtores e criando parcerias para que tenham mercado. Maiquel tem 30 anos, é estudante de Direito e se envolveu com a política em 2002. Foi vereador e, além de concorrer como vice-prefeito na última eleição, trabalhou como assessor do deputado Adolfo Brito.
João Carlos Kist (PT)
Publicidade
A partir desta semana, o PT vai intensificar a campanha em Vale do Sol, segundo o candidato a vice-prefeito Orlando Konrath, que divide a chapa com o atual vice-prefeito, João Carlos Kist (PT). Além das visitas, o partido passará a realizar até quatro comícios por semana, com o intuito de apresentar os candidatos e suas propostas. Konrath afirmou que, entre as prioridades do governo, também estarão a agricultura e a saúde. No primeiro setor, buscarão convênios com entidades para apoiar a diversficação, além de auxiliar as atividades da Escola Família Agrícola do município.
Já em relação à saúde, ele comentou que a proposta é dar continuidade aos serviços já prestados e corrigir problemas como a falta de atendimento em determinados horários. Konrath ressaltou conquistas do atual governo, como a implantação do plantão de urgência noturno no hospital, e reforçou a importância de seguir com aos projetos em andamento. João Carlos Kist tem 54 anos, é empresário e já concorreu a vereador antes de ser eleito vice-prefeito.
Publicidade
This website uses cookies.