Foto: Divulgação Arquivo Público
A Emater/RS-Ascar é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a aderir ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI). A plataforma tem como objetivo a digitalização e a sustentabilidade dos processos internos, bem como a modernização administrativa, resultando na diminuição do fluxo de papel e na melhoria do rastreamento de documentos. Isso garante a integridade da informação e a maior eficiência da atuação extensionista no Estado, junto aos públicos assistidos. O SEI permitirá padronizar fluxos, reduzir a burocracia, ampliar o controle de documentos e oferecer maior confiabilidade jurídica às informações produzidas pela Instituição.
LEIA TAMBÉM: Projetos de prefeituras da região ficam entre os finalistas de Prêmio Boas Práticas
O lançamento e início da implantação do SEI na Emater/RS-Ascar ocorreram na segunda-feira, 3, de forma virtual, com a presença e manifestação do vice-governador, Gabriel Souza, dos representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), do subsecretário de Tecnologia da Informação, Nilson Carramilo, do diretor de Governo Digital, Marcelo Conterato, e do assessor Juliano Balbon. Da Emater/RS-Ascar participaram o presidente em exercício, Claudinei Baldissera, o diretor administrativo Alexandre Durans, além de gerentes estaduais e regionais e extensionistas de todo o Estado, que acompanharam a transmissão online.
Publicidade
O SEI é uma solução oficial do governo federal, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedida a órgãos públicos, com o objetivo de substituir o trâmite físico de documentos por fluxos digitais, seguros e transparentes. Sua implantação e administração ficam a cargo da SPGG, por intermédio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI/SPGG), com apoio técnico da Procergs e do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers).
A Resolução Executiva 623/2025 dispõe sobre a implantação do SEI na Emater/RS-Ascar, em substituição ao Sistema de Protocolo (Sisprot), com vistas à produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos, processos e informações arquivísticas, em ambiente digital de gestão documental. O Sisprot permanecerá sendo utilizado para consultas até que todos os processos sejam migrados para o SEI.
LEIA TAMBÉM: Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em projetos habitacionais
Publicidade
A Emater/RS-Ascar foi a primeira instituição do governo estadual a implantar o SEI. O sistema representa não apenas uma mudança tecnológica, mas uma transformação cultural, que fortalecerá a gestão documental e contribuirá para a eficiência e a sustentabilidade da atuação institucional. O ato que formalizou a adesão ocorreu em fevereiro de 2025 e, no mês seguinte, a InvestRS – Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul também passou a integrar o projeto-piloto.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.