Instituído em 1979 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Dia Mundial da Alimentação tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os desafios da fome, da nutrição e da segurança alimentar. Neste ano, a data reforça a importância de sistemas alimentares sustentáveis, e a indústria de embalagens tem papel essencial nesse contexto, ao garantir que alimentos cheguem à mesa com qualidade, segurança e menor desperdício.
De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), o cenário no país é preocupante: 125,2 milhões de brasileiros (58,7% da população) convivem com algum grau de insegurança alimentar, e 33,1 milhões enfrentam situação grave, sem acesso regular à comida.
LEIA TAMBÉM: IBGE aponta queda da insegurança alimentar em mais de 2 milhões de domicílios no Brasil
Publicidade
Diante desse panorama, a SIG, líder global no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens, reforça o papel das embalagens assépticas, como as cartonadas e spouted pouch, que preservam alimentos por longos períodos sem necessidade de refrigeração, mantendo valor nutricional, sabor e segurança. Essa tecnologia é vital especialmente em comunidades com acesso limitado à energia elétrica ou infraestrutura de conservação.
“As embalagens assépticas possibilitam que alimentos como leite, sucos e refeições prontas mantenham suas propriedades por meses fora da geladeira, sem comprometer a segurança ou o valor nutricional. É uma tecnologia que ajuda a reduzir o desperdício e leva nutrição a lugares onde o acesso à refrigeração é limitado”, afirma Renata Kasahara, Head de Marketing na SIG Combibloc para a América do Sul.
LEIA TAMBÉM: Estado anuncia repasse extra de R$ 19 milhões para merenda nas escolas estaduais
Publicidade
A executiva acrescenta que, com o avanço e democratização dessas soluções, é possível diminuir perdas ao longo da cadeia produtiva, além de levar alimentação segura e acessível a milhões de famílias em áreas rurais e periféricas. A iniciativa também está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2 da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável), que propõe erradicar a fome e garantir sistemas alimentares resilientes e inclusivos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.