Educação

Emef Rauber promove sarau literário com escritores no Gauten

O Gauten Parque de Inovação e Tecnologia foi o local escolhido para que alunos da Escola Municipal José Leopoldo Rauber tivessem uma manhã especial nesse sábado, 11. “Quando conhecemos este lugar na ocasião do Gauten Summit, a gente se encantou, por isso escolhemos realizar o Sarau Literário da nossa escola aqui”, justificou a diretora da instituição, Jane Sabin. A programação envolveu o encontro com dois escritores locais, o jornalista Mauro Ulrich, e a escritora Valquíria Ayres Garcia.

Em uma das salas, Mauro conversou com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. Ele compartilhou com os estudantes sua atuação no jornalismo e na produção de poesias, retratadas em suas publicações. Aluna do 8º ano, a estudante Sofia Trapp, de 14 anos, avaliou a oportunidade. “A poesia abre a nossa mente. Li algumas produções do escritor que está aqui hoje, e gostei muito”, confessou.

LEIA TAMBÉM: Matemática como matéria mais fácil e apoio dos pais: jovens avaliam segunda etapa do Enem

Publicidade

Professor de Língua Portuguesa no educandário, Cassionei Petry avaliou a atividade. “O objetivo principal do Sarau é incentivar os estudantes a lerem. E a presença do autor contribui muito para isso. A gente trabalhou com eles alguns dos poemas e percebi que eles se identificaram com as obras, fizeram questionamentos, penso que eles se deram conta de que a leitura é um hábito prazeroso”, disse.

Jornalista e escritor Mauro Ulrich com alunos dos anos finais
Sofia: “A poesia abre a nossa mente”
Cassionei é professor de Língua Portuguesa

Em outro local do Gauten, no espaço 360, quem fez a festa foram os pequenos. Após conhecerem as obras da escritora Valquíria Ayres Garcia, eles se caracterizaram conforme os personagens dos livros, e realizaram apresentações através do teatro e da música. Entre as obras representadas foram o Sapo Sapofe e a Bruxa Roxilda. O garoto Arthur Costa, de 7 anos, fez o papel de Sapo Sapofe. “Gostei de me apresentar porque a roupa ficou legal”, revelou.

LEIA TAMBÉM: Período de matrículas da Rede Estadual para ano letivo de 2024 começa nesta segunda

Publicidade

Mãe de Maria Clara, Mara Kappaun aprovou a ação literária. “Muito importante as crianças iniciarem desde cedo na leitura. E esta apresentação de hoje faz com que elas aprendam a conversar com o público. Como mãe eu estava nervosíssima, mas a minha filha me surpreendeu e fiquei emocionada”, revelou Mara.

Valquíria com equipe diretiva da instituição: Geórgia de Sá e Jane Sabin
Arthur interpretou o Sapo Sapofe
Mara com a filha, Maria Clara: “Minha filha me surpreendeu e me emocionei”

O secretário de Educação, Wagner Machado, elogiou a pró-atividade da Emef Rauber. “É fundamental que nossas crianças conheçam outros espaços. Além de ampliar a visão de mundo, cria uma conexão com a realidade. Enquanto gestor, sempre vamos apoiar ações como esta”, declarou.

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.