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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Empresa alemã investirá R$ 1,9 bilhão no Salgado Filho

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 27, o contrato de concessão do Aeroporto Salgado Filho à empresa alemã Fraport AP. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o governador José Ivo Sartori destacou a valorização do aeroporto. “A qualificação do Aeroporto Salgado Filho potencializa a atração de investimentos e valoriza a posição estratégica do Rio Grande do Sul no contexto da América Latina”, disse o governador, convidado pelo presidente Michel Temer a participar da solenidade.

“Teremos em torno de 400 empresários alemães em Porto Alegre, dispostos a estreitar relações econômicas e comerciais. A Fraport é muito importante para o nosso estado”, destacou Sartori. 

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Os alemães arremataram o aeroporto por R$ 382 milhões, dos quais R$ 290,5 milhões pagos ao governo federal no ato de concessão. Segundo o Governo do Estado, a empresa tem a obrigação de investir R$ 1,9 bilhão. No mesmo leilão, a Fraport também arrematou o aeroporto de Fortaleza.

Fraport AG

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Em 2016, a Fraport gerou vendas no valor de 2,59 bilhões de euros e lucro de cerca de 400 milhões de euros. No mesmo ano, 105 milhões de passageiros utilizaram aeroportos em que a Fraport tem mais de 50% de participação.

Governo Federal receberá R$ 1,4 bilhão

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Com as assinaturas, o governo recebe, à vista, R$ 1,4 bilhão. O leilão que definiu as concessões foi realizado em março. “Essa cerimônia mostra o esforço de modernização do governo para colocar o Brasil no Século 21. As concessões desses aeroportos são as primeiras já dentro do novo modelo de concessão, que é mais racional, mais previsível e mais seguro”, disse Temer.

O governo vai arrecadar, no total, R$ 3,7 bilhões em outorgas com a concessão dos aeroportos. Os grupos vão pagar ao governo, à vista, 25% do valor mínimo da outorga mais o ágil ofertado, o que totaliza os R$ 1,4 bilhão. Os prazos dos contratos de concessão são de 30 anos, exceto o aeroporto de Porto Alegre, que é de 25 anos. Os contratos podem ser prorrogados por mais 5 anos.

Investimentos

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Os grupos terão que investir R$ 6,6 bilhões nos quatro terminais. Os investimentos serão em áreas como a ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e de estacionamentos. No aeroporto de Salvador, há exigência de construção de uma nova pista de pouso e decolagem e, no de Florianópolis, será preciso construir um novo terminal de passageiros e um estacionamento.

As concessionárias também deverão fazer melhorias imediatas nos terminais, como revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação, oferta de internet gratuita de alta velocidade, além de melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes.

Dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mostram que os quatro terminais respondem por 11,6% dos passageiros que circulam no país, por 12,6% das cargas e por 8,6% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro.

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