Categories: Regional

Empresa da área ambiental transfere sede para área doada pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia (SMDETCT) está acompanhando as operações de transferência da empresa Ecolog Serviços Ambientais para a nova sede, situada no Distrito Industrial 2. O prefeito Telmo Kirst, acompanhado do secretário da pasta, César Cechinato, na última semana, esteve em visita à atual estrutura, construída em terreno doado pela Prefeitura.

Projetado para a atividade específica de gerenciamento de todo tipo de resíduo – exceto o radioativo – gerado por empresas de grande ou pequeno porte, o prédio com 2750 metros quadrados levou cerca de dois anos para ser construído e contará ainda com um mezanino de mais 600 metros quadrados. A empresa possui frota própria e 50 funcionários – sendo oito novas contratações nos setores administrativos a partir da nova sede – e iniciou suas atividades em Santa Cruz do Sul há 11 anos, junto à BR-471, quilômetro 121.

O processo de transferência da empresa já está em 85% e deverá levar mais cerca de 20 dias até a conclusão dos procedimentos de descontaminação do solo, na área até então ocupada. As intervenções estão ocorrendo sob orientação da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS). “Vamos raspar 100 metros cúbicos de terra e repor um solo totalmente novo, limpo e descontaminado”, disse o proprietário da Ecolog, Diego Leite.

Publicidade

Leite explicou que a empresa é pioneira na atividade de gerenciamento de resíduos e tem atuação em 380 municípios no Rio Grande do Sul, com uma carta de mais de três mil clientes, dentre frigoríficos, indústria automotiva, laticínios, hospitais, farmácias, laboratórios, consultórios médicos e outros.

Cerca de 25% a 30% do resíduo gerenciado passa por Santa Cruz do Sul, porém a maior parte sai dos geradores diretamente para os destinatários, que são as empresas licenciadas para tratamento dos materiais. A Ecolog está expandindo suas atividades e passará a atender também municípios de Santa Catarina.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.