Geral

Enchente histórica deixa cidade catarinense debaixo d’água

Pouco mais de um mês após as catastróficas enchentes no Vale do Taquari, a cidade de Taió, em Santa Catarina, também vive uma situação grave devido às chuvas. No município localizado a cerca de 150 quilômetros de Florianópolis, na região do Alto Vale do Itajaí, o Rio Itajaí do Oeste superou a cota de 12 metros na madrugada desta segunda-feira, 9. A água chegou até o segundo piso de diversas casas e prédios da localidade, que também é cortada pelo Rio Taió.

Desde a sexta-feira, 6, a estação da Epagri-Ciram em Taió registrava 230 milímetros de chuva. Nos últimos 15 dias, o volume já chega a 500 milímetros em alguns pontos. O nível dos rios segue subindo, com risco de atingir marcas maiores do que 1983, quando ocorreu a maior enchente da história do município. Segundo a prefeitura, a cheia na madrugada desta segunda-feira superou um episódio registrado em 2011.

LEIA TAMBÉM: Após identificação de corpo, chega a 51 o número de mortos nas enchentes de setembro

Publicidade

Os Bombeiros utilizam botes para o resgate de pessoas ilhadas ou que estavam em casas inundadas. Em uma barragem, a oeste do centro da cidade, o nível do rio chegou a 25,62 metros na montante. Desde domingo a situação já era grave no município, mas piorou entre o final da noite e o começo da madrugada de segunda, devido a uma segunda onda de chuva intensa. O prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, publicou um vídeo nas redes sociais informando que estava em contato com a Defesa Civil Estadual e pede ajuda ao Exército.

Com informações da MetSul

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.