Regional

Encontro busca reativar ACI em Vale do Sol

O Município de Vale do Sol e a classe empresarial buscam retomar as atividades da Associação Comercial e Industrial (ACI). Para iniciar o processo de reativação, será realizado um encontro nesta quinta-feira, 21, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores. Promovida pela Secretaria Municipal de Administração, Indústria e Comércio, a reunião deve contar com a participação de integrantes do comércio e da indústria. 

Conforme o secretário Leonir Scherer, a antiga ACI não foi desativada, mas teve suas atividades descontinuadas. Ele acredita que a reativação é importante para ajudar o Executivo a se posicionar quanto a políticas públicas relacionadas ao setor. “O objetivo é fortalecer e aproximar tanto o comércio quanto as indústrias, promovendo o crescimento do município”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Audiência pública discute nesta quarta-feira as obras de duplicação da RSC-287

Publicidade

A partir da reunião de um número considerável de comerciantes, o passo seguinte para reativação será eleger uma diretoria que ficará à frente da associação. Segundo Leonir, a Prefeitura irá auxiliar a iniciativa por meio de parcerias, promovendo cursos de capacitação e qualificação. A Sala do Empreendedor, efetivada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um exemplo de atividade já promovida no município.

Scherer acredita que um dos maiores desafios enfrentados pelo setor atualmente é a diminuição das vendas presenciais em razão das plataformas de e-commerce. Para ele, é necessário desenvolver um projeto para auxiliar o comércio, promovendo maior facilidade e preço de combate. “A era digital está crescendo de forma acelerada. Quem não acompanha, acaba ficando para trás.”

LEIA TAMBÉM: Expoagas consolida posição como vitrine de oportunidades e inovação

Publicidade

Comprometimento com os empresários

Administrador de uma empresa do setor varejista de móveis e eletrodomésticos junto com os pais em Vale do Sol, Arthur Felipe Hein, de 25 anos, acredita na importância da ACI para os empresários e para a comunidade. “Vejo que ela dá voz aos empresários perante o poder público, além de criar um ambiente de troca de experiências e parcerias”, ressalta.

Para Arthur, a reativação da entidade pode representar um divisor de águas para os negócios locais. Segundo ele, a ACI deve ser um espaço de diálogo e união de forças, possibilitando troca de experiências e ações coletivas em favor do comércio. Salienta ainda que os empresários esperam comprometimento e transparência da nova diretoria, com uma gestão democrática e aberta ao diálogo. 

O empreendedor acredita na boa adesão de empresários à associação, já que muitos têm demonstrado interesse em participar. Para Arthur, é de responsabilidade dos comerciantes fazer a entidade crescer. “Quando as pessoas perceberem os resultados e a força que a associação pode ter, a tendência é de que cada vez mais empresas se aproximem e participem.”

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.