Categories: Esportes

Encontro de basquete em Santa Cruz destaca Juarez Franco

Em menos de dez dias, Santa Cruz do Sul poderá novamente encher o peito e se autoproclamar capital do basquete. Pelo menos por um final de semana. Isso porque, de 17 a 19 de abril, atletas de 25 a 60 anos vão invadir as quadras dos dois ginásios do Colégio Mauá durante o 1º Encontro de Basquete Masters de Santa Cruz do Sul. Na prática e na gíria da bola, eles são chamados de veteranos. E todas essas histórias e experiências serão divididas com uma cidade que ama o esporte da bola laranja e ainda vive as reminiscências de campeã nacional.

O torneio, que terá as equipes divulgadas nos próximos dias, vai prestar uma homenagem a Juarez Franco. Apelidado pelos colegas de Bola – pelo grande talento, técnica e habilidade –, ele atuou como auxiliar de Ary Vidal no banco da lendária Pitt/Corinthians. Muito antes, porém, quebrou paradigmas ao ser o primeiro atleta negro a vestir a camisa verde como jogador.

De porte físico avantajado e técnica invejável, Bola, nascido em 1955, começou a se destacar jogando basquete em 1968, com 13 anos, no time da Ginástica. Ali foi campeão mirim e juvenil. Mesmo se sobressaindo, primeiro sofreu com a discriminação enquanto sócio do clube. Depois, na própria comunidade, onde foi acusado de “branqueamento”. Calado, superou tudo e tocou a carreira em frente.

Publicidade

Aos 18 anos, em 1973, foi para Porto Alegre jogar basquete pelo Inter. “Inaugurei o Gigantinho, sendo campeão gaúcho juvenil”, lembra. No ano seguinte, voltou para Santa Cruz do Sul e começou a jogar no Corinthians. Era o primeiro negro a entrar para o time adulto da equipe local. Ali começava sua trajetória que culminaria com a participação em um título nacional.

Após a montagem de boas e competitivas equipes, o sonho de ser novamente campeão gaúcho foi realizado em 1983, quando o time do Corinthians, que tinha Bola como um dos destaques, levantou a taça. Em 1983, veio o bicampeonato, e a mudança de vida. “Resolvi virar técnico daquele time. Primeiro do adulto. Depois, da base”, relembra.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.