Esportes

Encontro Master vai prestar homenagens a Nino Rohr e Neco Dreher

Santa Cruz do Sul terá a 11ª edição do Encontro Master de basquete entre os dias 25 e 27 na quadra do União Corinthians. Referências esportivas do município, duas personalidades serão homenageadas. O troféu da equipe campeã será batizado de Nino Rohr, ex-atleta do Corinthians. Já o maior pontuador do torneio receberá o troféu Cestinha, intitulado Nelson Dreher (Neco), ex-atleta da Sociedade Ginástica.

LEIA MAIS: Ceisc União Corinthians quebra tabu e vence Paulistano no Arnão

Nino está com 92 anos e acompanha os jogos do Ceisc União Corinthians no Arnão pelo NBB, sempre que possível. A história no basquete começou em 1946, no juvenil do Corinthians. Além dele, os únicos vivos do lendário título estadual de 1958 são Walter Glauche e Nelson Tesche. Nino esteve no Corinthians até 1964. A equipe chegou a faturar um penta municipal, na época da fortíssima rivalidade Gi-Co. “A gente nem olhava para o pessoal da Ginástica. A disputa entre as equipes era intensa”, relata.

Publicidade

Nino lembra com carinho do treinador Lauro Pommerehn. O prêmio pelas vitórias era um galeto repartido entre os jogadores. O vestiário era um galpão de madeira. Mais tarde, Nino chegou a atuar no time de veteranos. Os pioneiros do basquete em Santa Cruz do Sul abriram caminho para o que estaria por vir, culminando do épico título brasileiro de 1994 com a parceria Pitt/Corinthians.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul terá 11ª edição do Encontro Master de basquete

Neco iniciou no basquete com 10 anos, em 1955. Frequentava a Sociedade Ginástica. Na época, precisava ajudar a limpar a quadra, que era aberta. Foi campeão do Estadual de lance livre em 1957. Participou por conta do titular ter sofrido um acidente de bicicleta. Em 1959, venceu o Estadual infantil e juvenil, juntamente com os irmãos Véio e Kamica. Na sequência, passou a ser convocado pela seleção gaúcha e disputou Brasileiros em Ponta Grossa, Brasília e Rio Grande. Neco viveu o auge da rivalidade Gi-Co.

Publicidade

A Ginástica encerrou o basquete em 1973. Ele ainda disputou Olimpíadas Estudantis e ainda se dedicou a outros esportes, como vôlei e futebol. Atuou no FC Santa Cruz e outros amadores como Vila Tereza, Rio Pardinho e Formosa. Neco passou o amor pelo basquete às novas gerações e os netos estão na base do União Corinthians. Uma tabela de basquete foi montada na casa do patriarca para uma integração entre as gerações. “A camisa 11 é sagrada”, brinca.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Assinatura

Realização: Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, Município de Santa Cruz do Sul e clube União Corinthians
Apoiadores: Germani Alimentos e Lojas Quero-Quero
Divulgação: Gazeta Grupo de Comunicações
Promoção: Rádio FM 99,7

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.