Regional

Encruzilhada do Sul incentiva implantação de curso de Medicina na região

A Prefeitura de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, está empenhada em obter a autorização do governo federal para a instalação de um curso de Medicina no município de Cachoeira do Sul que irá beneficiar toda a região. Em reunião ocorrida essa semana com membros da Comissão Pró-Medicina, o prefeito Benito Paschoal assinou documento formalizando o apoio de Encruzilhada do Sul ao projeto e reforçou a importância da mobilização regional para a conquista da vaga no edital do governo federal.

A Comissão Pró-Medicina tem intensificado sua mobilização em busca de apoio político para fortalecer o projeto, que atualmente disputa uma das vagas no edital do Governo Federal para a abertura de novos cursos de medicina no Rio Grande do Sul. A reunião em Encruzilhada do Sul faz parte de uma série de encontros com prefeitos da região, visando sensibilizar lideranças sobre a importância da proposta e seus impactos positivos para a saúde e o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM: Plataforma ON é lançada na Unisc; veja como acessar

Publicidade

O prefeito Benito Paschoal destacou que a instalação do curso de medicina em Cachoeira do Sul trará benefícios não apenas para a cidade-sede, mas também para municípios vizinhos, como Encruzilhada do Sul. “A qualificação profissional na área da saúde é essencial para melhorar o atendimento à população. Ter um curso de Medicina próximo significa mais oportunidades para nossos jovens e, no futuro, mais médicos atuando na região”, ressaltou. Com o apoio do prefeito Benito Paschoal e de outros gestores municipais, a expectativa da Comissão Pró-Medicina é de que Cachoeira do Sul esteja entre as regiões contempladas, garantindo um avanço significativo para a formação de novos profissionais de saúde e a melhoria dos serviços médicos na região.

A próxima etapa do edital ocorrerá no dia 28 de março, quando será divulgada a classificação das propostas inscritas. Nessa fase, os projetos apresentados pelas universidades – incluindo Unisc e Ulbra, que formalizaram interesse em instalar o curso de medicina em Cachoeira do Sul – serão analisados, levando em conta as contrapartidas oferecidas à região.

No encontro, estiveram presentes o vice-prefeito Emanuel Nobre; secretários municipais; vereadores; Gilmar Colombelli, coordenador da Comissão Pró-Medicina; o prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin; e Júlio Lopes, coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.