Cultura e Lazer

Encruzilhada do Sul mantém viva a tradição do Bumba Meu Boi neste sábado

A tradição do Bumba Meu Boi segue viva em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. Única cidade gaúcha a manter o costume, a festividade é realizada no município desde 1920 e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Encruzilhada desde 2023. Neste ano, o boi invade a cidade na noite deste sábado, 8, a partir das 22 horas, e percorre algumas das principais ruas, tendo como ponto alto a Praça Dr. Ozy Teixeira. Nesse local na área central, pessoas de todas as idades – desde crianças até a terceira idade – esperam para “brincar” com o boi e se despedir dos festejos de Carnaval.

A movimentação tem início na Rua 4 de Dezembro, onde residiu o mestre Firmino Silveira. Juntamente com o historiador e empresário Humberto Castro Fossa, ele criou e manteve a tradição em Encruzilhada do Sul. Hoje são o neto Diogo Silveira Kucharski, a esposa Josseane e o filho Rafael que promovem o evento, ao lado da comitiva de campeiros que acompanha o boi.

LEIA TAMBÉM: UFRGS realiza catalogação do acervo Regina Simonis em Santa Cruz

Publicidade

Oficializada pela Prefeitura em 13 de fevereiro de 1991, a festa faz parte do calendário oficial de eventos de Encruzilhada do Sul e é uma das comemorações mais populares do município e da região. O prefeito Benito Paschoal destaca o resgate cultural da comemoração. “Estamos garantindo a preservação, o fortalecimento e a propagação dessa importante manifestação popular e folclórica que já perdura há mais de cem anos em nosso município. É um grande espetáculo estrelado pelos dançantes do Boi de Pano.”

Além da passagem do boi, a programação tem como atrações Trio e Cantos, a partir das 20 horas; Banda Entre Nós, às 21 horas; e Banda Terceira Dimensão, às 23 horas. A festividade integra as atividades do Conecta Verão 2025, idealizado pela Prefeitura em parceria com o Sesc, sendo o maior circuito de cultura, esporte, lazer e entretenimento do Vale do Rio Pardo. As ações começaram em janeiro e seguem até março.

LEIA TAMBÉM: 35ª Feira do Livro de Santa Cruz será realizada em agosto

Publicidade

Lenda do Bumba Meu Boi

O Bumba Meu Boi é uma festa do folclore popular brasileiro que gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi. Nesses folguedos, são realizados cortejos ou outros tipos de apresentações, muitas vezes em caráter competitivo, em que agremiações chamadas de Bois realizam espetáculos utilizando a figura do animal.

A manifestação tem ligação com tradições africanas, indígenas e europeias e inclusive com celebrações religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período das festas juninas.

Serviço

  • Passagem do Bumba Meu Boi
  • Quando: 8 de março
  • Horário: 22 horas
  • Onde: ruas da cidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.