Regional

Encruzilhada do Sul tem sensação térmica de -18 graus, aponta Inmet

Após o inverno ter iniciado oficialmente na noite da última sexta-feira, 20, a semana começou trazendo baixas temperaturas a diversas partes do Sul do Brasil, incluindo o Vale do Rio Pardo. Na manhã desta terça-feira, 24, as menores mínimas da região, conforme levantamento da equipe do Portal Gaz, foram em Encruzilhada do Sul, onde os termômetros chegaram a marcar 0,3 grau – a menor temperatura de 2025 na região até o momento.

A marca foi registrada por uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do governo federal. No entanto, o dado que mais chama a atenção é relativo à sensação térmica, que chegou a -18,1 graus por volta das 4 horas da madrugada segundo o próprio Inmet. O número é mais baixo, por exemplo, do que o registrado em São José dos Ausentes, cidade conhecida como a mais fria do Rio Grande do Sul, onde a sensação ficou em -16,2 graus.

LEIA TAMBÉM: Cesta junina tem queda de 5,04% em Santa Cruz, mas preço da pipoca sobe

Publicidade

O frio também chamou a atenção de moradores de Santa Cruz do Sul, onde uma estação automática do Bairro Country marcou 2,6 graus às 6h39 desta terça – também a marca mais baixa do ano. A sensação térmica chegou a estar muito próxima do zero, ficando em 0,1 grau.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da MetSul Meteorologia, essa diferença entre as marcas reais e aparentes acontece porque a sensação térmica não é um dado coletado, mas sim um número que é estimado a partir de vários fatores. “Você pega a temperatura observada no termômetro, o vento observado no anemômetro e entra numa equação que tem a sua metodologia. Você chega a uma segunda temperatura, que chamamos de temperatura aparente, que é a sensação térmica”, esclarece.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz decreta contingenciamento de gastos para conter crise no orçamento

Publicidade

Por isso, diferentes fontes podem apontar valores diversos para a sensação térmica em um mesmo local, visto que cada uma possui um método próprio para chegar a esse número. O Inmet, que está vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz que, desde 2020, faz o cálculo seguindo o índice desenvolvido pela Comissão de Climatologia (CCI) da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Conforme o órgão federal, o Índice Termoclimático Universal (UTCI, da abreviação em inglês) consiste na combinação entre variáveis meteorológicas e modelo termofisiológico, podendo ser aplicado a qualquer tipo de clima do mundo. No cálculo, as variáveis utilizadas são a velocidade do vento, a umidade do ar e a temperatura do ar. No Inmet, o cálculo do UTCI é realizado a cada hora por meio dos dados recebidos nas estações meteorológicas automáticas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.