ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Enem começa a ser aplicado no domingo; veja protocolos que serão seguidos

ads3

ads4

Começa neste domingo, 17, a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato impresso, que terá continuidade no domingo seguinte, dia 24. Pela primeira vez, também haverá a alternativa de aplicação de forma digital. Para os estudantes que optaram por essa modalidade, as avaliações ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Inicialmente as provas estavam marcadas para novembro do ano passado, contudo, o avanço da pandemia de Covid-19 provocou o adiamento.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, foram 5,7 milhões de inscrições confirmadas – o menor número desde 2010. Destas, 96 mil optaram pelo formato digital, no qual as questões serão respondidas no computador, sendo somente a redação impressa.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Segunda instância mantém decisão contrária ao adiamento do Enem


Outra novidade desta edição são os protocolos de distanciamento e higiene, impondo diversas novas regras além das habituais. Não será permitida a entrada nos locais de prova sem a utilização de máscara, e ela deverá ser mantida durante todo o período. O equipamento deve cobrir totalmente a boca e o nariz, e sua retirada só será permitida para alimentação e consumo de água.

ads7 Advertising

Publicidade

Na última segunda-feira, o Inep também divulgou uma alteração de horário. Os portões serão abertos 30 minutos mais cedo que o habitual, a fim de evitar aglomerações no momento do acesso. Dessa forma, os estudantes poderão entrar a partir das 11h30 até as 13 horas, com o início previsto para as 13h30.

No primeiro dia o término ocorre às 19 horas, enquanto no segundo dia os candidatos devem finalizar a avaliação até as 18h30. Ainda de acordo com os dados da organização, no Rio Grande do Sul serão quase 250 mil concorrentes.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta