ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Entenda como é a ocupação dos leitos de UTI na região

ads3

ads4

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, no final de fevereiro, governos e autoridades de saúde têm trabalhado para adaptar a rede hospitalar à nova realidade. Considerando o aumento expressivo na demanda por leitos de UTI e a necessidade de isolamento dos pacientes confirmados para Covid-19, o fluxo nos hospitais precisou ser reorganizado, tornando-se motivo de dúvida para a população. Afinal, como está funcionando a ocupação dos leitos hospitalares na região?

A primeira questão que deve ser respondida é sobre a quantidade de leitos de UTI disponíveis na região. Segundo a coordenadora-adjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Aline Lima, a Região 28, que inclui Santa Cruz do Sul e outros 12 municípios do Vale do Rio Pardo, possui hoje 50 leitos de UTI, divididos entre os hospitais Santa Cruz (HSC) e Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, e São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. Destes, 23 leitos são exclusivos para internação de pacientes confirmados com Covid-19 que, por necessitarem de isolamento, não ocupam os demais leitos de UTI não exclusivos.

ads6 Advertising
Santa Cruz registra mais cinco casos de Covid-19

Publicidade

Ainda sobre as internações, é importante destacar que Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires são os únicos municípios da Região 28 que têm leitos de UTI, tanto convencionais quanto exclusivos para Covid-19. Portanto, eles recebem pacientes de todas as outras cidades da região e também do Estado, conforme a necessidade. Essa é a explicação para o conflito constante com as informações divulgadas pelo governo do Estado, que não correspondem às divulgadas pela Prefeitura. “Todos os leitos de UTI, de todos os hospitais do Estado, são administrados a partir da Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde. A gestão dos leitos não é local, não é feita por cada hospital”, explica Vilmar Thomé, diretor-geral do Hospital Santa Cruz.

Dados apurados na terça-feira, 7


LEIA MAIS: Risco de cair na bandeira vermelha preocupa em Santa Cruz e região

ads7 Advertising

Publicidade

A 13ª CRS informou que as transferências de pacientes ocorrem, preferencialmente, para municípios próximos, mas podem ser feitas para qualquer parte do Estado, de acordo com a disponibilidade de leitos.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta