Colunistas

Entre vozes e memórias

Ainda repercutem profundamente os sons e imagens com que, no feriado do dia 15 de novembro, no Teatro do Mauá, foi brindado o público que assistiu ao belo show (com gravação ao vivo, que estará disponível a todos em breve) sobre os 30 anos do Coral e 15 anos do Coro Masculino da Afubra, junto com os 70 anos dessa associação brasileira e orgulho de nossa comunidade. Vivência própria e depoimentos escritos de colegas coralistas permitem ressoar também toda a representatividade desse momento para cada um dos que participaram, assim como na vida de uma entidade que mostra viva e pulsante integração comunitária, sob os mais diversos aspectos, e, por isso mesmo, consolida seu já longo sucesso.

“No grandioso, ímpar e espetacular show, tudo, realmente tudo, esteve presente e pensado com devoção, dedicação, competência, amor e carinho”, diz Flávio Dopke, que há pouco tempo passou a integrar o Coral Misto da Afubra e se impressiona com “o apoio incondicional da entidade”. Lembra desde a “sensível escolha das músicas”, pelo “iluminado regente Gustavo Sehnem”, e suas mensagens de “fé, tradicionalismo, folclore, protesto, esperança, amor, poesia, amizade e gratidão”, até a rigorosa pontualidade para seu início e os melhores recursos técnicos utilizados, a partir do projeto coordenado de forma incansável pelo presidente dos corais, Agostinho Wilges e sua equipe.

LEIA MAIS: A atração do espetáculo

Publicidade

O numeroso público foi recebido com cartões e dizeres de cada coralista, saudações do coordenador Agostinho e do presidente da entidade, Marcílio Drescher, lembrando “a linda trajetória dos corais, ao lado da Afubra”, a dedicação de cada integrante e os belos resultados alcançados, e, na sequência, o grande espetáculo chamado “Entre vozes e memórias”. Nele, teve atuação cênica de interação entre personagem jovem e outra de inteligência artificial, mesclando história e futuro, e a interpretação de 14 canções em português, alemão, italiano e inglês, desde as mais tradicionais até mais populares e contemporâneas, junto a impressionante show e cenário de imagens, sons e luzes.

Com tudo isso e muito mais, outro coralista, Martinho Schuh, fundador do Coro Masculino, que retornou após precisar sair por um período, fez questão de expressar “um especial reconhecimento e agradecimento por tudo que a entidade tem feito para que possamos desempenhar o nosso papel. Se nós nos consideramos privilegiados por termos recebido gratuitamente de Deus este dom de cantar, que desenvolvemos para transmitir sentimentos de paz e alegria para outras pessoas, com esse incentivo, o apoio e o suporte recebido da Afubra, somos ainda mais privilegiados, e esta nossa tarefa é facilitada em muito e permite que a cada período seja ampliada”, registra o experiente cantor.

LEIA MAIS: O ponto alto da alegria

Publicidade

Tendo essa consciência e gratidão, ele expressa sentimentos de todos os integrantes dos corais, em comprometimento, dedicação e esforço cada vez maiores, “para atender às expectativas e sempre honrarmos o nome desta magnífica entidade chamada Afubra”. Ao final, ressalta a mensagem e música emblemática de “Obrigado”, que desde o início faz parte da vida dos corais e foi interpretada em conjunto ao final do show, reunindo também ex-coralistas e o regente por 22 anos de sua história, Abílio Piovesan, em que a emoção aflora ao unir um dos mais belos sentimentos humanos, a gratidão, e o que só a música consegue transmitir à alma, ao desejar a todos: “Que Deus vos abençoe, voz conduza pela mão…”.

LEIA MAIS TEXTOS DE BENNO BERNARDO KIST

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.