Regional

Equipes voltarão a revisar planos de saneamento no Vale do Rio Pardo

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) autorizou a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a retomar a atualização dos planos municipais de saneamento e do estudo socioambiental dos municípios do Vale do Rio Pardo. Iniciada em abril, a atividade foi suspensa em razão das enchentes.

De acordo com a presidente do Cisvale, Sandra Backes, em maio foi praticamente impossível cumprir o cronograma. “Tivemos muitas dificuldades, inicialmente para atender as populações atingidas e após, na reorganização do trabalho das prefeituras. Por isso foi necessária essa pausa”, justificou.

LEIA TAMBÉM: Abastecimento de água deve ser normalizado durante a tarde desta sexta em Santa Cruz

Publicidade

Sandra destaca que o consórcio consultou todas as prefeituras novamente e que, a partir do aceite individual dos 17 municípios, foi possível solicitar a retomada das atividades. “Nesta primeira fase, as equipes da Unisc realizam os levantamentos junto às administrações e parte do mapeamento in loco. Algumas prefeituras nos solicitaram que a visita seja prorrogada, e na medida em que conseguirmos organizar essas solicitações, vamos criar um novo cronograma”, explica.

Para entender

O trabalho ainda está na fase de coleta e apuração de dados, para que possam ser feitos o detalhamento e os prognósticos – as ações que cada município precisa tomar a curto, médio e longo prazo. Essas medidas são necessárias para cumprir a legislação ambiental e projetar o crescimento sustentável da região, com vistas para os próximos 20 anos.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany determina a retomada das obras na BR-471

Publicidade

A equipe responsável pela elaboração dos projetos e estudos deverá formalizar ao consórcio um novo cronograma de atividades. Inicialmente, a fase de coleta de dados deveria estar concluída até o outubro deste ano. De novembro a fevereiro de 2025, o projeto prevê o detalhamento e a indicação das ações. Após, deve ocorrer uma audiência pública regional, para debate dos planos e projetos, e a conclusão final das ações, projetada para maio do ano que vem.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.