A chuva que caiu incessantemente na madrugada de sábado, 18, não impediu a realização da programação do Projeto Cidade Mais Verde, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que reuniu alunos, professores e comunidade em geral durante a manhã. O objetivo foi distribuir mudas de árvores nativas e frutíferas aos moradores das proximidades do Bairro Coronel Brito e também efetivar o plantio no pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Maio.
Servidores da secretaria ambiental e membros do Léo Clube conduziram a ação, respeitando o espaço e a profundidade adequada para o cultivo. Uma máquina foi deslocada para auxiliar na abertura dos buracos. O prefeito Airton Artus e o secretário geral de governo Tiago Quintana, que também responde pela pasta de Meio Ambiente, estiveram no local e elogiaram a iniciativa.
Cerca de 40 árvores nativas como sibipiruna, ingá de beira de rio e guapuruvu foram plantadas no terreno em frente e ao lado do prédio da escola. Espécies frutíferas como bergamota, pera, laranja foram inseridas nos fundos da escola. O objetivo é criar um pomar e um espaço arborizado e com sombra, onde futuramente poderão ser instalados bancos para que os alunos possam usufruir do local. “Esta ação tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de se plantar árvores. Queremos que esta ação sirva de exemplo para os moradores de todos os bairros e centro da cidade”, destacou Quintana.
Publicidade
O aposentado Léo de Castro Bülow é um dos responsáveis pela iniciativa de arborizar a escola, localizada num dos bairros mais áridos do Município. Ele diz que este projeto foi discutido com a Semma no fim do ano passado e que, com o auxílio da comunidade do bairro, da Administração Municipal e dos vereadores, hoje pôde ser colocado em prática. “Atualmente realizo um curso de gestão ambiental e me preocupo com a causa, tivemos a ideia de iniciar por uma escola, onde pais, alunos e professores podem servir de exemplo ao restante da comunidade”, explicou Bülow.
Como o terreno se encontrava muito molhado no momento da ação, o plantio de árvores nas calçadas dos arredores da escola ficou para esta semana. A espécie que será plantada será a guabiju. A árvore é nativa e muito utilizada na arborização urbana e rural. Os frutos amadurecem de janeiro a fevereiro, são comestíveis e muito saborosos, lembrando a jabuticaba.
Publicidade
This website uses cookies.